Como lidar com a ansiedade na hora do Enem?

Publicado em 26/10/2021 - 08:08 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

À medida que o Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima, aumentam a ansiedade e o nervosismo de muitos candidatos. O que é natural, já que o desempenho nessas provas pode definir o futuro profissional de muita gente.

Por isso, por mais que o estudante tenha se preparado para o Enem, é essencial que ele tenha controle emocional para dar o melhor de si nesse momento. Júlia Tarjino é uma dessas pessoas que precisam lidar com a ansiedade na hora das provas. Para realizar o sonho de cursar Medicina Veterinária, ela descobriu que a atividade física regular pode ser uma boa aliada contra o nervosismo.

"Desde que começou a pandemia, que a minha ansiedade só aumentou.  Só que aí eu comecei a fazer exercício físico, mais pela questão da saúde mental do que saúde física mesmo. Eu descobri que quando eu tô fazendo exercício, dá uma relaxada, eu paro de pensar em tudo. Então, eu tenho que tirar pelo menos uns 30 minutos pra fazer um exercício. Na hora da prova, o negócio é você não se comparar com os outros. Não é porque os outros tão saindo que você precisa sair, que já deu o seu horário. Você tem que fazer o seu horário, vai ter que focar, saber o que funciona pra você, se você começa pela redação, se você começa pelos exercícios, vai e volta", diz.

A ansiedade do candidato também pode estar relacionada a uma rotina exaustiva de estudos. A orientadora educacional Analice Fragoso explicou que o excesso de preparação pode prejudicar mais do que ajudar, especialmente na parte emocional. Por isso, ela recomenda que haja períodos de descanso, principalmente na véspera das provas.

"Então, tem aquele momento de descanso. Aquele dia que antecede a avaliação, eu tenho aquele momento de descanso. Pra quê? Porque é pro meu cérebro, pro meu cognitivo, assimilar tudo aquilo que eu aprendi nesse período de preparo", fala.

E por mais que o candidato cuide da saúde emocional, pode dar aquele famoso "branco" na hora de responder a alguma questão. A orientadora Analice garante que, mesmo assim, é possível vencer o nervosismo e se recompor para continuar resolvendo a prova.

"O que que a ansiedade causa? Ela causa um encurtamento na nossa respiração. Então, a gente acaba respirando menos, e não tendo, não levando a oxigenação necessária para o nosso cérebro. E é isso que acontece com a ansiedade. Então, quanto menos a gente respira, mais ansioso a gente fica. Então, respirar, fazer aquela respiração profunda, levar, encher os pulmões, ele ajuda muito a aliviar essa tensão", afirma.

Agora que você já sabe como melhorar os estudos para o Enem e lidar com a ansiedade, o próximo passo é entender o formato das provas. Amanhã, nós vamos aprender algumas dicas que podem ser úteis para ajudar a resolver as 180 questões de múltipla escolha.

Clique aqui e confira os outros episódios da série Enem 2021.

*Com produção de Dayana Vitor e sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo