Como lidar com a ansiedade na hora do Enem?

Publicado em 26/10/2021 - 08:08 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

À medida que o Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima, aumentam a ansiedade e o nervosismo de muitos candidatos. O que é natural, já que o desempenho nessas provas pode definir o futuro profissional de muita gente.

Por isso, por mais que o estudante tenha se preparado para o Enem, é essencial que ele tenha controle emocional para dar o melhor de si nesse momento. Júlia Tarjino é uma dessas pessoas que precisam lidar com a ansiedade na hora das provas. Para realizar o sonho de cursar Medicina Veterinária, ela descobriu que a atividade física regular pode ser uma boa aliada contra o nervosismo.

"Desde que começou a pandemia, que a minha ansiedade só aumentou.  Só que aí eu comecei a fazer exercício físico, mais pela questão da saúde mental do que saúde física mesmo. Eu descobri que quando eu tô fazendo exercício, dá uma relaxada, eu paro de pensar em tudo. Então, eu tenho que tirar pelo menos uns 30 minutos pra fazer um exercício. Na hora da prova, o negócio é você não se comparar com os outros. Não é porque os outros tão saindo que você precisa sair, que já deu o seu horário. Você tem que fazer o seu horário, vai ter que focar, saber o que funciona pra você, se você começa pela redação, se você começa pelos exercícios, vai e volta", diz.

A ansiedade do candidato também pode estar relacionada a uma rotina exaustiva de estudos. A orientadora educacional Analice Fragoso explicou que o excesso de preparação pode prejudicar mais do que ajudar, especialmente na parte emocional. Por isso, ela recomenda que haja períodos de descanso, principalmente na véspera das provas.

"Então, tem aquele momento de descanso. Aquele dia que antecede a avaliação, eu tenho aquele momento de descanso. Pra quê? Porque é pro meu cérebro, pro meu cognitivo, assimilar tudo aquilo que eu aprendi nesse período de preparo", fala.

E por mais que o candidato cuide da saúde emocional, pode dar aquele famoso "branco" na hora de responder a alguma questão. A orientadora Analice garante que, mesmo assim, é possível vencer o nervosismo e se recompor para continuar resolvendo a prova.

"O que que a ansiedade causa? Ela causa um encurtamento na nossa respiração. Então, a gente acaba respirando menos, e não tendo, não levando a oxigenação necessária para o nosso cérebro. E é isso que acontece com a ansiedade. Então, quanto menos a gente respira, mais ansioso a gente fica. Então, respirar, fazer aquela respiração profunda, levar, encher os pulmões, ele ajuda muito a aliviar essa tensão", afirma.

Agora que você já sabe como melhorar os estudos para o Enem e lidar com a ansiedade, o próximo passo é entender o formato das provas. Amanhã, nós vamos aprender algumas dicas que podem ser úteis para ajudar a resolver as 180 questões de múltipla escolha.

Clique aqui e confira os outros episódios da série Enem 2021.

*Com produção de Dayana Vitor e sonoplastia de José Maria Pardal

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Rio Grande do Norte recebe pontos de conexão 5G e computadores

Ao todo, 30 pontos de conexão 5G foram entregues no nordeste do estado potiguar. Esses pólos se somam aos mais de 14 mil pontos instalados em todo país pelo programa Wi-Fi Brasil

Baixar arquivo
Saúde

Embaixada na África do Sul registra pedidos de ajuda de brasileiros

A embaixada de Petrória e o consulado-geral na Cidade do Cabo, localizados na África do Sul, registraram 240 pedidos de ajuda de brasileiros que estão em cidades sul-africanas. Destes, a grande maioria, 230 pessoas, estão no país a turismo.

Baixar arquivo
Justiça

Julgamento do caso boate Kiss: saiba o que diz a defesa do quatro réus

Segunda reportagem sobre o julgamento, marcado para esta quarta, traz os argumentos de defesa dos réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffmann (sócios da boate), Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda) e Luciano Bonilha (produtor de palco).

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Enem será divulgado no dia 11 de fevereiro

Mais de 2,179 milhões de estudantes compareceram ao segundo dia de provas do Enem nesse domingo (28), nas versões impressa e digital. O número corresponde a um percentual de cerca de 70% dos cerca de 3,1 milhões de inscritos.

Baixar arquivo
Economia

Congresso aprova medidas de transparência para orçamento secreto

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados por 268 votos contra 31 e uma abstenção. No Senado, o placar foi mais apertado, com 34 votos favoráveis e 32 contrários. O texto vai agora à promulgação.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento HIV

A bula diz que o novo medicamento reduz e mantém em um nível baixo a quantidade de HIV no organismo. Medicação poderá ser prescrita para adultos e adolescentes acima de 12 anos

Baixar arquivo