Como ter um ótimo desempenho e se dar bem na redação do Enem?

Publicado em 28/10/2021 - 08:16 Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um bom desempenho na prova de redação é essencial para quem deseja conquistar uma vaga no ensino superior por meio do Enem. Essa prova é aplicada no primeiro dia de exame: o candidato precisa fazer uma dissertação argumentativa, com até 30 linhas, sobre o tema proposto pela banca.

Ao escrever a redação, é preciso se preocupar com cinco competências que são cobradas pelo Enem: domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; compreensão do tema proposto; qualidade dos argumentos utilizados no texto; organização dessas informações de forma coesa; e o respeito aos Direitos Humanos.

A professora de redação Paloma Abdallah Jardim garante: o candidato que domina a técnica de redação consegue escrever sobre qualquer tema que for proposto. Para fazer um texto excelente, no entanto, não basta dominar as técnicas de redação. É preciso, também, ter um bom repertório de informações e argumentos para desenvolver o tema proposto. Para isso, o aluno tem que estar bem informado, lendo notícias e textos sobre atualidades. A professora Paloma recomenda, ainda, que o candidato faça fichamentos para organizar o repertório em eixos temáticos.

No ano passado, a estudante Isabela Saraiva de Souza tirou nota 1000 na redação e conquistou uma vaga no curso de Medicina. A dica da universitária para quem também deseja fazer um texto excelente é aprender com outras pessoas que tiraram nota máxima na redação.

Estudar os conteúdos que são cobrados nas provas do Enem são importantes para garantir um bom desempenho. Mas existem outros fatores que também ajudam o candidato a fazer um bom Exame.

Amanhã, nós vamos aprender algumas dicas sobre bons hábitos para que, no dia da prova, você esteja fisicamente e emocionalmente equilibrado.

Clique aqui e confira os outros episódios da série Enem 2021.

*Esta reportagem teve produção de Dayana Vitor e sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo