Escolas no Rio iniciam retorno das aulas presenciais sem rodízio

Publicado em 18/10/2021 - 11:33 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As aulas presenciais sem rodízio de alunos da  rede municipal de ensino do Rio de Janeiro recomeçaram nesta segunda-feira. Numa primeira fase, estão sendo retomadas as aulas em todas as escolas municipais para pré-escola, 1º, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e programa Carioca II, de aceleração de ensino.

A segunda fase acontece na próxima segunda-feira, dia 25, com o retorno das creches, classes especiais, educação de jovens e adultos e 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental.

O uso de máscaras nas escolas continua obrigatório, mas o distanciamento entre as mesas nas salas de aula, não tem mais. Os alunos com algum tipo de comorbidade, podem continuar no ensino remoto.

A volta às aulas 100% presencial nas escolas públicas do Rio segue orientação do Comitê Especial de Enfrentamento da covid-19. Os especialistas levaram em conta o atual cenário epidemiológico na cidade. É que os números de internações e mortes pela doença são os menores desde o início da pandemia.

A recomendação também vale para os colégios particulares, em qualquer nível de ensino. A maioria destas instituições no Rio já voltou com as aulas totalmente presenciais.

Desde fevereiro deste ano as aulas presenciais vinham sendo feitas em sistema de rodízio, com metade da lotação das turmas. Os grupos se alternavam de semana em semana entre os ensinos presencial e remoto.

A rede municipal de ensino da capital fluminense é considerada uma das maiores da América Latina, com  cerca de 1.500 escolas, 644 mil estudantes e mais de 50 mil profissionais de educação.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo