Fórum em SP debate futuro do Ensino Superior no Brasil

Publicado em 27/10/2021 - 15:29 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A pandemia forçou muitas instituições de ensino a adotarem o ensino à distância. De acordo com o levantamento do Semesp, o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior do Brasil, 99% das instituições particulares adotaram o ensino remoto. E a transformação digital se deu de forma extremamente rápida, uma vez que nem houve tempo hábil para uma adaptação, como aconteceria em tempos normais.

E essa nova realidade parece que veio pra ficar. Mesmo com o fim gradual da pandemia, 55% dos estudantes têm interesse em manter algum tipo de atividade online. Entre os professores, esse percentual é de 66%.

Esses são alguns dos temas que serão debatidos ao longo de 3 dias no Fórum do Ensino Superior do Brasil, organizado pelo Semesp, que começou nesta quarta-feira (27) em São Paulo.

Muito além da discussão sobre o formato das aulas, se presencial, híbrida ou online, o especialista em inovação digital, Walter Longo, sugere para o futuro do ensino superior uma experiência de educação contínua e personalizada, onde as instituições possam oferecer às pessoas um ensino ao longo de 30 anos.   

O ministro da educação Milton Ribeiro falou na abertura do evento da intenção de criar cinco universidades federais, três delas nos estados do Norte e Nordeste. Falou ainda de seu compromisso em eliminar burocracias para abertura de novas instituições superiores de ensino. 

Atualmente existem no país mais de 2.300 instituições particulares de ensino e pouco mais de 300 instituições públicas.

 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

STF cobra medidas para barrar novas contaminações de Covid

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou que em 48h o governo federal decida sobre adoções de medidas para barrar novas contaminações de Covid a partir de passageiros vindos do exterior.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo