MEC lança curso de formação específico para novo ensino médio

Transição para o novo currículo deve ser concluída no ano que vem

Publicado em 27/10/2021 - 10:03 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação lançou nessa terça-feira (26) o curso de formação específico para o novo ensino médio. A transição para o novo currículo começou em 2017 e deve ser concluída no ano que vem.

O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, disse que esse curso de formação será decisivo para concretizar a mudança. E que ele faz parte de uma série de iniciativas que já vem sendo feitas. 

A expectativa do Ministério da Educação é que mais de 500 mil professores das redes pública e privada se inscrevam no curso. Os módulos das aulas serão divididos em cinco áreas do conhecimento. A novidade é a que trata do mundo do trabalho e se dedica à educação profissional.

Mauro Rabelo destacou que as aulas estarão disponíveis on-line, gratuitamente.

O cronograma do curso de formação de professores para o novo ensino médio ficou assim: nesta sexta-feira (29) entra no ar o módulo de ciências da natureza; 5 de novembro será a vez das ciências humanas; no dia 12 de novembro entram no ar as aulas para a área de matemática; no dia 19, de linguagens; e no dia 26 de novembro começa o curso de mundo do trabalho.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo