MEC lança curso de formação específico para novo ensino médio

Transição para o novo currículo deve ser concluída no ano que vem

Publicado em 27/10/2021 - 10:03 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Educação lançou nessa terça-feira (26) o curso de formação específico para o novo ensino médio. A transição para o novo currículo começou em 2017 e deve ser concluída no ano que vem.

O secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, disse que esse curso de formação será decisivo para concretizar a mudança. E que ele faz parte de uma série de iniciativas que já vem sendo feitas. 

A expectativa do Ministério da Educação é que mais de 500 mil professores das redes pública e privada se inscrevam no curso. Os módulos das aulas serão divididos em cinco áreas do conhecimento. A novidade é a que trata do mundo do trabalho e se dedica à educação profissional.

Mauro Rabelo destacou que as aulas estarão disponíveis on-line, gratuitamente.

O cronograma do curso de formação de professores para o novo ensino médio ficou assim: nesta sexta-feira (29) entra no ar o módulo de ciências da natureza; 5 de novembro será a vez das ciências humanas; no dia 12 de novembro entram no ar as aulas para a área de matemática; no dia 19, de linguagens; e no dia 26 de novembro começa o curso de mundo do trabalho.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo