MEC muda regra de seleção para vagas remanescentes do Fies

Publicado em 26/10/2021 - 14:56 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A seleção dos candidatos para as vagas remanescentes do Fies - Fundo de Financiamento Estudantil - agora tem nova regra. A portaria do MEC – o Ministério da Educação - que trata dessa mudança foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.

Pelas regras anteriores, a seleção dessas vagas se dava pela ordem de inscrição dos interessados. Ou seja: quem se habilitasse primeiro, tinha direito ao financiamento. E agora, o MEC determinou que essa seleção vai levar em conta a nota do Enem de todos os candidatos ao programa. 

Com os novos procedimentos, o Ministério espera que não existam ofertas de vagas remanescentes, justamente para que todas sejam preenchidas com a lista de espera, que pode ter seus prazos ampliados. Além disso, no entendimento da pasta, o preenchimento das vagas pelo modelo anterior beneficiava os candidatos com melhores condições de acesso à internet. 

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Parque Nacional do Iguaçu virava patrimônio natural mundial há 35 anos

No dia 28 de novembro de 1986, o parque, que fica no extremo oeste do Paraná, entrou para a seleta lista elaborada pela Unesco; área reúne mais de duas mil espécies de plantas, 400 espécies de aves e 275 quedas d’água.

Baixar arquivo
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo