Pais precisam estar atentos com o que filhos acessam em redes sociais

Publicado em 14/10/2021 - 08:08 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Num mundo cada vez mais dependente da internet para resoluções do cotidiano, crianças e adolescentes são parte crescente do público conectado ao mundo virtual. 

Para se ter uma ideia, dados da pesquisa Tic Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no país mostram que 89% dos brasileiros de 9 a 17 anos utilizam a rede de computadores, o equivalente a 24,3 milhões de crianças e adolescentes.

O levantamento, realizado antes da pandemia, com base em dados do IBGE, apontou que não ter internet em casa é o principal motivo que impede o uso da tecnologia, o que foi reportado por 1,6 milhão dos não-usuários nessa faixa etária.

Mas como as crianças e adolescentes navegam na internet? Qual o papel dos pais na mediação dos conteúdos acessados?  

A psicóloga Susan Isozaki, mãe da Hanna, de 11 anos, e do Kenzo, de 3, conta que o uso das telas é frequente em sua casa. Com a filha pré-adolescente, ela diz que mantém uma relação aberta: monitora os conteúdos, mas não restringe o acesso.

A coordenadora do Grupo de Saúde Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria, Evelyn Eisenstein, destaca que a internet é um espaço público e que, por isso, os pais precisam saber o que os filhos acessam.

A responsabilidade dos pais também está no exemplo que eles dão aos filhos quanto ao uso excessivo da internet, diz a psicóloga Taísa Fidelis. A especialista lembra que não se deve terceirizar a criação dos filhos para a tecnologia. 

A Sociedade Brasileira de Pediatra destaca que a mediação dos pais nos acessos a conteúdos online é uma forma de reduzir problemas relacionados à segurança e à saúde das crianças e adolescentes. 

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo