Pesquisa aponta crescimento de oportunidades educacionais no Brasil

Em 2021, foi de 5,02%, já em 2019, alcançou 4,85%

Publicado em 26/10/2021 - 10:48 Por Marcelo Alencar - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

A quarta etapa do Índice de Oportunidades de Educação Brasileira (IOEB), desenvolvida pela Comunidade Educativa CEDAC, traz informações do que o sistema educacional oferece para os estudantes, além de contemplar alunos que estão fora da escola.

Apesar dos resultados potencialmente positivos em todo o Brasil, os números ainda são discretos. Em 2021, o crescimento foi de 5,02%. Já em 2019, alcançou 4,85%. A coordenadora do Índice de Oportunidades de Educação Brasileira, Renata Grinfeld, explica mais detalhes da pesquisa. 

"Ninguém está tão acima, nem tão abaixo", afirmou.

Nesta edição de 2021, os dados do IBGE de 2021, Censo Escolar de 2019 e Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) 2019 mostram o aumento de 3,5%. A pesquisa revela também que nove em cada dez municípios - 93% - melhoraram na promoção de oportunidades educacionais. Os dados recentes fazem referência a indicadores anteriores à pandemia. Renata Grinfeld aponta mais detalhes do balanço.

"A gente pode esperar em 2023 uma quebra nessa tendência de crescimento. Acho que a pandemia está trazendo muitas questões que precisam ser vistas, como a evasão", declarou.

Em 51% das situações analisadas - 2.462 municípios -, o IOEB deste ano indicou elevação de até 10% na comparação com 2017. Em 41% - 1.984 localidades - essa mudança ganha os 10%.

Apesar do crescimento no indicador de desenvolvimento escolar, verificado antes da covid-19 no Brasil, a região Norte revelou somente 29% dos estados que apresentaram um aumento.

Para acessar a relação completa do Índice de Oportunidades de Educação Brasileira (IOEB), é só entrar no site ioeb.org.br.

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo