Pesquisa aponta crescimento de oportunidades educacionais no Brasil

Em 2021, foi de 5,02%, já em 2019, alcançou 4,85%

Publicado em 26/10/2021 - 10:48 Por Marcelo Alencar - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

A quarta etapa do Índice de Oportunidades de Educação Brasileira (IOEB), desenvolvida pela Comunidade Educativa CEDAC, traz informações do que o sistema educacional oferece para os estudantes, além de contemplar alunos que estão fora da escola.

Apesar dos resultados potencialmente positivos em todo o Brasil, os números ainda são discretos. Em 2021, o crescimento foi de 5,02%. Já em 2019, alcançou 4,85%. A coordenadora do Índice de Oportunidades de Educação Brasileira, Renata Grinfeld, explica mais detalhes da pesquisa. 

"Ninguém está tão acima, nem tão abaixo", afirmou.

Nesta edição de 2021, os dados do IBGE de 2021, Censo Escolar de 2019 e Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) 2019 mostram o aumento de 3,5%. A pesquisa revela também que nove em cada dez municípios - 93% - melhoraram na promoção de oportunidades educacionais. Os dados recentes fazem referência a indicadores anteriores à pandemia. Renata Grinfeld aponta mais detalhes do balanço.

"A gente pode esperar em 2023 uma quebra nessa tendência de crescimento. Acho que a pandemia está trazendo muitas questões que precisam ser vistas, como a evasão", declarou.

Em 51% das situações analisadas - 2.462 municípios -, o IOEB deste ano indicou elevação de até 10% na comparação com 2017. Em 41% - 1.984 localidades - essa mudança ganha os 10%.

Apesar do crescimento no indicador de desenvolvimento escolar, verificado antes da covid-19 no Brasil, a região Norte revelou somente 29% dos estados que apresentaram um aumento.

Para acessar a relação completa do Índice de Oportunidades de Educação Brasileira (IOEB), é só entrar no site ioeb.org.br.

Últimas notícias
Saúde

Brasil ultrapassa a marca de um milhão de casos de dengue

Número recorde de casos foi registrado apenas nos dois primeiros meses do ano. A estimativa para 2024 é de quatro milhões de casos. Amanhã acontece o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue em todo o país

Baixar arquivo
Geral

Fugitivos de Mossoró são vistos em zona rural de Baraúna no RN

Moradores relataram ter visto, nessa quinta-feira (29), dois suspeitos de serem os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. 

Baixar arquivo
Internacional

Governo brasileiro repudia ataques contra civis na Faixa de Gaza

Itamarary divulgou nota de repúdio depois que as forças israelenses abriram fogo contra palestinos que aguardavam ajuda humanitária. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros dos G20 não chegam a consenso sobre comunicado conjunto

O documento não foi divulgado por falta de acordo do grupo sobre conflitos no leste europeu e na Faixa de Gaza.

Baixar arquivo
Economia

FGTS Digital entra em vigor nesta sexta-feira

O FGTS Digital usa, como base de dados, o e-Social, que é o banco eletrônico de dados dos empregados. Totalmente operado pela internet, o sistema tem várias opções para gerar guias. Também vai ser responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pagamento de rescisões e multas rescisórias.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasileiro descobre corpo celeste que pode ser um novo planeta

Patryk Sofia Lykawka vive no Japão há 20 anos e é o responsável por estudo que levantou a hipótese de haver um nono planeta no Sistema Solar. Ele diz que ainda não é possível definir um valor fixo para a massa, nem para a órbita do possível novo planeta

Baixar arquivo