Rede pública de ensino do RJ tenta reverter evasão escolar

Publicado em 19/10/2021 - 15:26 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A pandemia de covid agravou um problema antigo no Rio de Janeiro: a evasão de alunos das redes estadual e do município do Rio. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o Censo Escolar de 2020 mostrou uma taxa de evasão de 0,2%  para alunos nos anos finais do ensino fundamental e 0,4% no ensino médio.

Na rede municipal, os dados do último bimestre apontam que cerca de 25 mil alunos não compareceram de forma presencial nas escolas, nem entregaram uma atividade de forma remota.

Na capital fluminense, começam a retornar as aulas em sala nas unidades municipais, sem necessidade de rodízio nem distanciamento mínimo entre as carteiras.

O retorno acontece de forma gradual, em duas etapas. Os grupos se alternavam a cada semana de forma presencial e remota. Esta semana, estão de volta turmas da pré-escola, do primeiro, segundo, quinto e nono anos do ensino fundamental, e do Programa Carioca Dois, de aceleração de ensino. Alunos das outras séries devem voltar na próxima semana.

Mas esse retorno tem causado preocupação em parte da comunidade escolar. Muitos alunos relatam, em grupos de redes sociais, que não se sentem seguros, em razão da pandemia; o que pode aumentar, ainda mais, o percentual de evasão.

Esse desafio se soma à batalha para superar os prejuízos causados na aprendizagem durante o período de distanciamento social, e realizar busca ativa dos alunos.

Questionada sobre o quadro de evasão escolar, a Secretaria de Estado de Educação informou que não poderia atender à demanda porque o "secretário está em uma agenda externa". Já a secretaria municipal não retornou nosso contato.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Polícia Civil analisa novas imagens do ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Projeto troca pilhas e materiais eletrônicos por verduras e hortaliças

Moradores de Palmas, no Tocantins, que tiverem pilhas, baterias, computadores, celular e outros eletrônicos inutilizados podem trocá-los por verduras, hortaliças e mudas de árvores no Instituto Natura Vida.

Baixar arquivo
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo