Ser professor é muito mais que ensinar, é despertar sonhos

Publicado em 15/10/2021 - 15:17 Por Cláudio Lobato - Repórter da Rede Cultura de Rádio - Belém do Pará

"Escreva esta carta como forma de agradecimento a todos os professores dessa escola. Em especial aqueles que me acompanham desde o sexto ano. Acredito que agora é o momento ideal para agradecer por tudo aquilo que vocês fizeram pela nossa comunidade. Que não foi pouco. Vocês foram muito além dos conteúdos didáticos. Sou feliz por cada puxão de orelha que eu levei porque graças a eles eu aprendi a lutar pelos meus sonhos."

É assim que a Nicole de Fátima Lima estudante do terceiro ano do ensino médio da Escola Barão de Guarapemirim,em Belém, começa a sua carta, agradecendo a tudo que fizeram os professores dela durante a pandemia.

No momento de retomada das aulas presenciais merecem destaque, os professores das escolas públicas que ainda enfrentam muitas dificuldades com as más condições das escolas e o trabalho com o público em risco social. A professora Amyra Rosney e coordenadora pedagógica da educação de jovens e adultos de Ananindeua e Castanhal, testemunha os desafios da profissão.

" Falar dos professores, são vários desafios, né? Que a gente observa nas questões estruturais, na questão da valorização. O rpofessor tem um papel grandioso na sociedade" destaca.

Mais do que ensinar, o professor inspira, serve de exemplo e orienta para a vida. No período desta pandemia, vimos a tecnologia ganhar cada vez mais importância nas relações sociais. Particularmente na de professor aluno. Cassilene Tavares, pedagoga e professora da Universidade da Amazônia, UNAMA, define a nova realidade e os novos desafios da profissão: " A função docente ela vai se caracterizar pela ação de ensinar, né? Ensinar de uma forma diferente. Ensinar para práticas inovadoras atendendo a necessidade hoje que os nossos estudantes eles precisam e tem, né? Para discutir novas metodologias".

Agora um pouco de história: No dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado a educadora Santa Teresa d'Ávila,  Dom Pedro I baixou um decreto imperial criando o ensino elementar no Brasil, pelo decreto todas as cidades, vilas e lugares tinham que ter suas escolas de primeiras letras.

120 anos depois do decreto em 1947, um professor paulista Samuel Becker teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. Foi ele também que sugeriu a data.

E quem finaliza essa reportagem é a Nicole Lima, aluna da escola Luamar que ouvimos lá no início: " Obrigada por nos ensinarem sobre a vida. Sobre como não desistir e sobre lutar brevemente pelos nossos sonhos".

 

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Dezembro laranja alerta para a prevenção ao câncer de pele

O câncer de pele é o tipo de câncer que mais atinge as pessoas em todo o mundo. Ele pode ser detectado por meio de um autoexame. Basta prestar atenção em pintas que cresceram, manchas que aumentaram, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam.

Baixar arquivo
Economia

Decreto regulamenta o Auxílio Gás; saiba quem pode receber o benefício

Pagamento vai ser feito a cada dois meses, e cada família vai receber metade do valor do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor é o da média do preço do gás nos últimos seis meses.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo