Carreta leva artes, ciência e meio ambiente para a população do Rio

Publicado em 30/11/2021 - 12:20 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma carreta com 15 metros de extensão, adaptada para receber experimentos interativos científicos e projetos de artes visuais, começou a circular pelas ruas e praças da cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira (30). O Busão das Artes apresenta o lado ambiental, que trata das bactérias e de seu papel no nosso ecossistema e um outro lado científico, que aborda nosso conhecimento sobe o organismo humano.

E, quem entrar no Busão vai descobrir, por exemplo, que há mais de um quatrilhão de bactérias na Terra, das quais 100 bilhões habitam o corpo humano, e 99,99% ainda sequer foram descobertas.

O projeto foi idealizado pelo curador Marcello Dantas, em parceria com o físico Luiz Alberto Rezende de Oliveira, ex-curador do Museu do Amanhã. Seu objetivo é educar, humanizar e sensibilizar, abordando dois temas urgentes e atuais: ciência e meio ambiente.

Rezende enfatiza que a ideia é juntar a fundamentação científica com a linguagem expressiva da arte para apresentar certas ideias.

A primeira parada do Busão é na praça Santos Dumont, na Gávea, zona sul do Rio. Ele fica estacionado  ali até o dia 17 de dezembro. Depois ficará no Parque de Madureira, na zona norte, entre os dias 6 de janeiro e 6 de fevereiro; e na Praça Mauá, no centro do Rio, de 10 de fevereiro a 24 de fevereiro.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Meio Ambiente

Tartarugas verdes são vítimas da poluição das praias

Recentemente uma tartaruga-verde foi resgatada em Florianópolis, Santa Catarina, e está sendo reabilitada pelo Instituto Tamar. Mas o que chamou a atenção foi a grande quantidade de lixo encontrada nas fezes do animal.

Baixar arquivo
Geral

Conheça a história de Francisco Borges, pai adotivo de seis meninos

O repórter Daniel Ito conversou com um pai bem diferente. Ele não é casado e não tem filhos biológicos. Ele adotou, sozinho, seis meninos ao longo dos últimos 14 anos. Conheça a história de Francisco Borges.

Baixar arquivo
Saúde

A OMS estuda mudar o nome da varíola dos macacos ou monkeypox

A ação quer evitar preconceito contra as pessoas infectadas e até casos de maus tratos contra os animais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

RJ: Vasco e Defensoria realizam ação de reconhecimento de paternidade

Na véspera do Dia dos Pais, os jogadores do Vasco entraram em campo para a partida contra o Tombense, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, usando uma camisa sem seus nomes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Polícia Civil do Rio investiga caso de racismo contra aluna da UERJ

O caso ocorreu no dia 4 de agosto e foi registrado como injúria racial e ameaça, na Delegacia de Polícia no bairro de Neves. A agressora seria uma colega de turma da vítima.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas atingem regiões Norte e Nordeste neste fim de semana

Neste fim de semana, a umidade relativa do ar continua alta em quase todo o país. Para a semana que vem, estão previstas chuvas na Região Sul, mas não há previsão de geada intensa nem queda de temperatura para os próximos dias.

Baixar arquivo