Enem: primeiro dia de prova teve 26% de abstenção

Publicado em 22/11/2021 - 12:00 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 2 milhões e 300 mil estudantes compareceram aos locais de provas do Enem 2021, nesse domingo. No primeiro dia do exame, os alunos responderam 90 perguntas de linguagens e ciências humanas.

Experiente no Enem, Bibila Acosta, de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, disse que o tamanho das questões dificultou a administração do tempo. Ela destacou a diferença de provas anteriores.

O tema da redação foi a grande surpresa: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O estudante Bernardo Sabbag, de Curitiba, gostou da prova, mas o assunto da redação o surpreendeu.

O primeiro dia do Enem teve 26% de abstenção no total. O índice é próximo aos dos exames de anos anteriores, inclusive antes da pandemia. Na versão impressa, dos 3 milhões de inscritos, 25,5% não compareceram. Na prova digital, dos 69 mil candidatos esperados, 46% faltaram. Os dados preliminares foram divulgados pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, comemorou o número de pessoas presentes para realizar as provas e negou interferência nas questões.

A Polícia Federal não registrou intercorrências de segurança relacionadas ao exame. O presidente do Inep, Danilo Dupas, informou que alguns locais tiveram falta de energia. Os alunos prejudicados terão direito à reaplicação, que vai ocorrer em janeiro.

No próximo domingo, dia 28, ocorrem as provas de matemática e ciências da natureza. O Inep divulgará os gabaritos até 1º de dezembro.


 


 

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo