Estudantes participam de estudo sobre habilidades de leitura

Publicado em 23/11/2021 - 11:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 6.300 estudantes brasileiros, de 193 escolas públicas e privadas, vão participar do principal estudo internacional de avaliação da literacia de leitura. Literacia é o conjunto de habilidades, como identificação das palavras, ortografia e compreensão dos textos. Trata-se do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study).

A avaliação vai ser aplicada até o dia 3 de dezembro pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e terá duas abordagens: a experiência literária; e a aquisição e uso de informação.

O público-alvo do Pirls são os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por se tratar do momento decisivo para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Nesse período da trajetória escolar, os alunos já devem ter aprendido a ler e já utilizam a leitura como instrumento de aprendizagem.

Os resultados individuais não serão divulgados, mas vão possibilitar um diagnóstico de comparação entre os 68 países participantes.

O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, que é uma cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo