Governo Federal certifica escolas cívico-militares

Publicado em 25/11/2021 - 10:01 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em cerimônia no Palácio do Planalto na quarta-feira (24), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, certificou mais 43 escolas, de 20 estados e do Distrito Federal, que aderiram, no ano passado, ao Pecim, Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa.

A ação apresenta um conceito de gestão educacional, didático-pedagógica e administrativa com o corpo do docente da escola e apoio de militares.

O diretor de políticas para escolas cívico-militares, Gilson Passos, destacou a abrangência da iniciativa.

As escolas certificadas nesta quarta-feira implantaram o modelo de gestão no ano passado, seguindo metodologia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e pela Universidade de Brasília. 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou os primeiros relatos de gestores sobre a eficácia do programa.

Durante o evento, que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, foi anunciada a abertura de 89 novas vagas para as escolas em 2022, antecipando a meta do governo federal de implantar 216 escolas cívico-militares até 2023.

A adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi lançada em setembro de 2019.

Edição: Raquel Mariano/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo