Mais de 36% de estudantes cotistas já sofreram discriminação na UFRGS

Publicado em 19/11/2021 - 16:25 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 36% de estudantes cotistas já sofreram discriminação por cor ou etnia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; a maioria mulheres. O dado é de uma pesquisa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da universidade, realizada com 295 alunos.

A autora da pesquisa, a técnica em assuntos educacionais, Sonia Maria Martins, explica que o objetivo foi levantar a percepção dos estudantes cotistas sobre várias formas de discriminação. Mais da metade já foi discriminada de alguma maneira.

71% dos entrevistados disseram que já foram discriminados por colegas e 49% por professores. A razão mais citada foi ser cotista de escola pública, seguido por ser mulher. Em terceiro lugar, apareceu a questão racial.

Segundo a pesquisadora, o tratamento discriminatório contra estudantes pretos, pardos ou indígenas é mais fácil de ser identificado no dia a dia.

Muitos alunos disseram não saber onde pedir ajuda em caso de discriminação dentro da universidade. Segundo a pesquisadora Sonia Maria Martins, falta padronização nesse atendimento.

Segundo o coordenador de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas da UFRGS, Edilson Nabarro, as denúncias devem ser feitas pela ouvidoria da universidade. No entanto, para instauração de um Processo Administrativo Disciplinar é necessária a apresentação de provas.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo