No Rio, o Colégio Pedro II vai retomar as atividades presenciais

Publicado em 18/11/2021 - 17:25 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Colégio Pedro II publicou as novas diretrizes para o retorno das atividades presenciais em suas unidades, a partir da próxima segunda-feira, 22 de novembro, e que vão valer até o fim do ano.

A volta dos alunos às salas e do trabalho administrativo presencial cumpre decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que concedeu tutela de urgência à solicitação do Ministério Público Federal. O detalhamento buscou aliar o atendimento da sentença com a necessária segurança sanitária.

O reitor da instituição de ensino, Oscar Halac, fala sobre a importância dessa medida: "A importância reside na retomada do contato dos estudantes com o ensino presencial, além de sanar as dúvidas que os alunos tiveram durante o ensino remoto."

 A resolução prevê que a volta será opcional aos estudantes e que haverá manutenção do ensino remoto. Entre as medidas definidas, está a exigência da carteira de vacinação para ingresso nas dependências  do colégio. Na cidade do Rio, os maiores de 12 anos já podem se vacinar contra a covid-19.

A resolução prevê, ainda, o atendimento de 20% do quantitativo de turmas por turno, não podendo superar o limite de 50% de estudantes em sala. Além disso, a permanência das turmas no colégio será de até três horas por dia.

O documento reitera a manutenção do ensino remoto, composto por atividades pedagógicas pré-gravadas e outras executadas em tempo real juntamente com os alunos.

Os estudantes que não aderirem ao retorno presencial não sofrerão prejuízos pedagógicos ou legais. Quem assim optar deverá preencher formulário específico do campus indicando a escolha.

Segundo a reitoria do Pedro Segundo, serão cinco semanas de atividades presenciais até 23 de dezembro,  quando terá início o recesso escolar.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo