No Rio, o Colégio Pedro II vai retomar as atividades presenciais

Publicado em 18/11/2021 - 17:25 Por Tatiana Alves- Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Colégio Pedro II publicou as novas diretrizes para o retorno das atividades presenciais em suas unidades, a partir da próxima segunda-feira, 22 de novembro, e que vão valer até o fim do ano.

A volta dos alunos às salas e do trabalho administrativo presencial cumpre decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que concedeu tutela de urgência à solicitação do Ministério Público Federal. O detalhamento buscou aliar o atendimento da sentença com a necessária segurança sanitária.

O reitor da instituição de ensino, Oscar Halac, fala sobre a importância dessa medida: "A importância reside na retomada do contato dos estudantes com o ensino presencial, além de sanar as dúvidas que os alunos tiveram durante o ensino remoto."

 A resolução prevê que a volta será opcional aos estudantes e que haverá manutenção do ensino remoto. Entre as medidas definidas, está a exigência da carteira de vacinação para ingresso nas dependências  do colégio. Na cidade do Rio, os maiores de 12 anos já podem se vacinar contra a covid-19.

A resolução prevê, ainda, o atendimento de 20% do quantitativo de turmas por turno, não podendo superar o limite de 50% de estudantes em sala. Além disso, a permanência das turmas no colégio será de até três horas por dia.

O documento reitera a manutenção do ensino remoto, composto por atividades pedagógicas pré-gravadas e outras executadas em tempo real juntamente com os alunos.

Os estudantes que não aderirem ao retorno presencial não sofrerão prejuízos pedagógicos ou legais. Quem assim optar deverá preencher formulário específico do campus indicando a escolha.

Segundo a reitoria do Pedro Segundo, serão cinco semanas de atividades presenciais até 23 de dezembro,  quando terá início o recesso escolar.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo