No Senado audiência pública debate desafios para educação pós-pandemia

Publicado em 22/11/2021 - 16:48 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Levar tecnologia digital às escolas públicas e trazer de volta os alunos afastados por causa da pandemia. Esses são os principais desafios do Ministério da Educação, e o assunto foi debatido nesta segunda-feira, na subcomissão do Senado que acompanha a educação na pandemia.

De acordo com o secretário adjunto de Educação básica do MEC, Helber Ricardo Vieira, com a pandemia a pasta buscou reduzir os impactos do ensino à distância principalmente nas regiões mais afastadas. Para isso, mais de cem mil escolas foram conectadas à internet, com a instalação de quinhentas antenas.

As medidas tentaram reduzir os problemas que a pandemia causou, como a evasão escolar, a perda do vínculo dos estudantes com a escola, o aumento do déficit na aprendizagem e a desigualdade no ensino público e privado. Vieira explicou o que MEC está fazendo para o retorno às aulas presenciais nas escolas públicas, como preparar estratégias de busca ativa para reduzir a evasão escolar.

O secretário de Controle Externo da Educação do TCU, o Tribunal de Contas da União, Alípio Dias dos Santos, também apontou a importância da conexão digital das escolas, mas citou grandes diferenças entre as regiões. Na região Norte, 44% dos estudantes não têm acesso à internet, problema que afeta 30% dos alunos no Sudeste. Já a falta de equipamentos para o ensino a distância afeta 31% dos alunos do Nordeste, e quase 30% dos estudantes no Norte.

Esta foi a sexta audiência pública da subcomissão para debater os impactos da pandemia na educação do país e elaborar uma agenda para tentar reparar as perdas causadas pela pandemia. 

Edição: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo