A poucos dias do Enem, estudantes devem diminuir o ritmo e relaxar

Publicado em 18/11/2021 - 12:41 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Domingo é o dia da primeira prova do Enem 2021, o Exame Nacional do Ensino Médio. Após um ano de muito esforço, agora os estudantes devem diminuir o ritmo e relaxar. Essa é a opinião do professor de Maringá, no Paraná, Alysson Marcelo de Campos, que dá aulas no Ensino Médio e pré-vestibulares há 15 anos. Ele sugere que, nessa reta final, o aluno tenha uma boa rotina de sono - seis a oito horas por dia -, faça exercícios que não ofereçam risco de se machucar; e se divirta. Não vale mais a pena pegar pesado nos livros e cadernos. 

Agora, o importante é deixar a cabeça descansada e tranquila. Até vale uma revisão básica, mas só de assuntos que possam aparecer na prova, como pandemia e vacinação.

No dia do exame, o professor orienta o aluno a fazer primeiro todas as questões que sabe resolver. A ideia é não se desgastar no início com as perguntas difíceis, para evitar o risco de, no final, não ter tempo para responder as fáceis.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), orienta os participantes que tiverem sintoma de covid-19 na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame a não comparecer à prova. 

Eles poderão pedir a reaplicação pela Página do Participante, entre 29 de novembro e 3 de dezembro. 

O Enem será aplicado neste domingo, dia 21, e no próximo, dia 28. Os portões abrem ao meio-dia e fecham uma hora depois. É obrigatório o uso de máscara. Para entrar só é aceito documento de identificação original e com foto, como a identidade e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O estudante deve levar a própria caneta esferográfica preta, em material transparente.

Para evitar estresse, é bom deixar o material separado um dia antes e conhecer o caminho para o local de prova com antecedência.


 

Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes

Últimas notícias
Educação

Enem 2022 deve ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do ENEM 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Cortinthias é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas deixam lojas no centro de SP alagadas com 60 cm de água

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a região metropolitana registrou 195 chamados por causa de quedas de árvores; 81, por causa de enchentes; e 15 chamados para informar desabamentos. 

Baixar arquivo