Ex-alunos de escolas particulares poderão se inscrever no Prouni

Publicado em 07/12/2021 - 12:16 Por Monyke Castilho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estudantes que cursaram o ensino médio em instituições particulares e pagaram a mensalidade completa ou receberam bolsa parcial, poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). A medida começou a valer nesta terça-feira e traz ainda outras mudanças no programa que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em faculdades privadas. Uma delas é a distinção entre as vagas ofertadas a negros, povos indígenas e pessoas com deficiência. Antes essa reserva era de forma conjunta, ou seja, o estudante concorria dentro de uma cota única.

Também não será mais necessário apresentar documento que comprove a renda familiar mensal bruta per capita por estudante, ou a situação de deficiência; desde que essas informações estejam disponíveis em banco de dados governamentais. A ideia, segundo a Secretaria-Geral da Presidência, é desburocratizar o Prouni e aumentar o acesso ao ensino superior, diminuindo a ociosidade na ocupação de vagas na educação privada.

Já as instituições que descumprirem as obrigações assumidas no termo de adesão poderão ser penalizadas com suspensão. Porém, aquelas que foram punidas anteriormente com a desvinculação, passam a ter prevista a possibilidade de readmissão, desde que atendam às exigências do Programa.

O Prouni foi criado em 2004 e oferece bolsas de 50% a 100% de gratuidade em faculdades particulares a estudantes com renda familiar entre 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa. Podem participar do programa estudantes brasileiros que não possuam diploma em curso superior e que tenham prestado a última edição do Enem e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas. Vale lembrar que o candidato não pode ter tirado zero na redação.

Segundo o Ministério da Educação, foram ofertadas 134.329 bolsas integrais e 64.847 parciais no processo seletivo deste segundo semestre. Contando com a participação de 551.975 estudantes – 21% a mais que no ano de 2020.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo