Plataforma ajuda identificar alunos que abandonaram escolas no Rio

Publicado em 24/12/2021 - 10:36 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Entre os grandes desafios da área da educação para 2022, um dos  principais foi herdado da grave crise sanitária imposta pela pandemia de covid.

Além de recuperar conteúdos perdidos ao longo do período de isolamento social, levar de volta para a sala de aula alunos que abandonaram os estudos será, sem dúvida, uma tarefa difícil. Principalmente entre as camadas mais vulneráveis da população, onde a evasão escolar alcança números preocupantes.

Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Educação do Rio tenta identificar crianças e adolescentes longe da escola, utilizando a plataforma Busca Ativa, desenvolvida pelo UNICEF- Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância.

A plataforma permite o registro e o acompanhamento de informações sobre cada estudante, compartilhando esses dados entre as equipes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social do município.

O Secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, citou sérios problemas que acabam afastam os estudantes das escolas

A parceria entre a Prefeitura do Rio e o UNICEF foi celebrada há cerca de um mês, e prevê um conjunto de estratégias que serão implementadas e integradas nos próximos três anos para reconduzir esses alunos às salas de aula.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação carioca, no início de outubro nada menos do que 25 mil estudantes não mantinham qualquer tipo de interação com a escola da rede municipal, apesar de estarem matriculados.

 

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo