Município do RJ não vai exigir passaporte vacinal infantil nas escolas

Publicado em 13/01/2022 - 17:14 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro não vai exigir comprovante de vacinação de crianças contra a Covid, no retorno às aulas na rede pública de ensino, marcado para o dia 7 de fevereiro.

Ao todo, a prefeitura espera que pelo menos 504 mil meninos e meninas que moram na cidade recebam o imunizante da Pifzer. O número equivale a noventa por cento da população dessa faixa etária. A vacinação infantil começa no próximo dia 17. 

Em visita nesta quinta-feira (13) à Escola Municipal Anita Garibaldi, na zona norte carioca, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a vacina não deve ser impedimento para o acesso à educação.

As primeiras vacinas da Pifzer destinadas às crianças de 5 a 11 anos devem chegar ao estado do Rio de Janeiro no início da madrugada desta sexta-feira, vindas do Centro de Armazenamento do Ministério da Saúde, em São Paulo.

O imunizante infantil tem dosagem e composição diferentes da utilizada para os maiores de 12 anos e será aplicado em duas doses de 0,2 ml. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de saúde e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos para serem vacinadas.

Segundo o Ministério da Saúde, para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da aplicação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da pasta é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo