Município do RJ não vai exigir passaporte vacinal infantil nas escolas

Publicado em 13/01/2022 - 17:14 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro não vai exigir comprovante de vacinação de crianças contra a Covid, no retorno às aulas na rede pública de ensino, marcado para o dia 7 de fevereiro.

Ao todo, a prefeitura espera que pelo menos 504 mil meninos e meninas que moram na cidade recebam o imunizante da Pifzer. O número equivale a noventa por cento da população dessa faixa etária. A vacinação infantil começa no próximo dia 17. 

Em visita nesta quinta-feira (13) à Escola Municipal Anita Garibaldi, na zona norte carioca, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a vacina não deve ser impedimento para o acesso à educação.

As primeiras vacinas da Pifzer destinadas às crianças de 5 a 11 anos devem chegar ao estado do Rio de Janeiro no início da madrugada desta sexta-feira, vindas do Centro de Armazenamento do Ministério da Saúde, em São Paulo.

O imunizante infantil tem dosagem e composição diferentes da utilizada para os maiores de 12 anos e será aplicado em duas doses de 0,2 ml. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de saúde e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos para serem vacinadas.

Segundo o Ministério da Saúde, para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da aplicação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da pasta é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo