No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Publicado em 24/01/2022 - 21:39 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022. O projeto Trilha Empreendedora, que atualmente   promove cursos e mentorias para alunos do ensino médio de cerca de 80 escolas publicas, pretende estender o programa em 2022 para mais 76 unidades estaduais.

Além de auxiliar o jovem numa fase decisiva da vida escolar, o programa tem auxiliado também no combate à evasão escolar. A iniciativa, que entra no sexto ano, é da ONG Junior Achievement em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e empresas associadas ao IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás. 

Carlos Victal, gerente de Sustentabilidade do IBP, destaca que os conteúdos da capacitação são atuais e ministrados por voluntários da indústria de Petróleo e Gás das empresas que apoiam o projeto.

Participante da Trilha, desde o primeiro ano do ensino médio, em 2019, o jovem Gabriel Silva de Lima, de 18, do município Duque de Caxias, desde setembro do ano passado conseguiu uma colocação como jovem aprendiz na área de Comunicação da Junior Achievement. O estudante, que pretende ser programador, contou que o projeto mudou totalmente sua visão profissional depois que conheceu como funciona o mundo do trabalho.

Em 2021, quase 6,5 mil alunos participaram do projeto Trilha Empreendedora. No ano passado o programa contou com a colaboração de 120 professores das escolas e 472 voluntários de 22 empresas parceiras.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo