Olimpíada Brasileira de Matemática reuniu 50 mil escolas de todo país

Publicado em 20/01/2022 - 14:39 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de um ano sem competições, a OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas já tem o pódio montado com a 16ª edição, que ocorreu no ano passado, em 2021.

A lista de ganhadores conta com figuras já carimbadas de outras edições. A medalha de ouro ficou com mais de 500 estudantes de todo o país. Muitos de escolas públicas federais e de colégios militares.

Para o coordenador geral da OBMEP, o matemático Cláudio Landim, os grandes talentos que vêm de escolas estaduais e municipais chamam ainda mais atenção, “porque são espaços onde o investimento por estudante é menor do que nas escolas federais e militares”. A melhor nota em um dos níveis da competição foi uma das “surpresas agradáveis”, para Landim.

Ao todo, mais de 17 milhões de estudantes se inscreveram na competição, vindos de mais de 50 mil escolas de todo o país, públicas e privadas. Os competidores cursam desde o sexto ano do ensino fundamental, até o último ano do ensino médio.

Moradora da capital Rio de Janeiro, a estudante Giovanna de Melo, de 14 anos, levou uma das medalhas de ouro, na competição pelo Colégio Militar do Rio. E essa não foi a primeira, em 2019 ela conquistou outra. Para ela, a OBMEP é um incentivo para estudar matemática.

Outro ouro em 2019 e que recebeu menção honrosa em 2018 foi o estudante de 15 anos Alder Soares, também morador da capital fluminense, que ficou com a prata nesta última edição. Alder conta que a paixão pela matemática começou com 10 anos inspirado no irmão que também participava da competição. Para ele, a olimpíada acaba sendo divertida por ser diferente das provas do colégio.

Os alunos premiados recebem uma bolsa do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para participar do Programa de Iniciação Científica júnior.

Além das medalhas de ouro, a OBMEP vai entregar mais de 1.700 medalhas de prata, mais de cinco mil de bronze e mais de 50 mil certificados de menção honrosa. Também se destacaram professores, escolas e secretarias de educação dos municípios. A data das premiações ainda não foi definida.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo