logo Radioagência Nacional
Educação

Olimpíada Brasileira de Matemática reuniu 50 mil escolas de todo país

Baixar
Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional
20/01/2022 - 14:39
Brasília

Depois de um ano sem competições, a OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas já tem o pódio montado com a 16ª edição, que ocorreu no ano passado, em 2021.

A lista de ganhadores conta com figuras já carimbadas de outras edições. A medalha de ouro ficou com mais de 500 estudantes de todo o país. Muitos de escolas públicas federais e de colégios militares.

Para o coordenador geral da OBMEP, o matemático Cláudio Landim, os grandes talentos que vêm de escolas estaduais e municipais chamam ainda mais atenção, “porque são espaços onde o investimento por estudante é menor do que nas escolas federais e militares”. A melhor nota em um dos níveis da competição foi uma das “surpresas agradáveis”, para Landim.

Ao todo, mais de 17 milhões de estudantes se inscreveram na competição, vindos de mais de 50 mil escolas de todo o país, públicas e privadas. Os competidores cursam desde o sexto ano do ensino fundamental, até o último ano do ensino médio.

Moradora da capital Rio de Janeiro, a estudante Giovanna de Melo, de 14 anos, levou uma das medalhas de ouro, na competição pelo Colégio Militar do Rio. E essa não foi a primeira, em 2019 ela conquistou outra. Para ela, a OBMEP é um incentivo para estudar matemática.

Outro ouro em 2019 e que recebeu menção honrosa em 2018 foi o estudante de 15 anos Alder Soares, também morador da capital fluminense, que ficou com a prata nesta última edição. Alder conta que a paixão pela matemática começou com 10 anos inspirado no irmão que também participava da competição. Para ele, a olimpíada acaba sendo divertida por ser diferente das provas do colégio.

Os alunos premiados recebem uma bolsa do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para participar do Programa de Iniciação Científica júnior.

Além das medalhas de ouro, a OBMEP vai entregar mais de 1.700 medalhas de prata, mais de cinco mil de bronze e mais de 50 mil certificados de menção honrosa. Também se destacaram professores, escolas e secretarias de educação dos municípios. A data das premiações ainda não foi definida.

x