O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (4) sua primeira publicação em braile. Mil exemplares do Guia de Atividade Física para a População Brasileira serão distribuídos a instituições vinculadas ao SUS que atendem pessoas com deficiência visual e cegos.
Aproximadamente 13 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, e a maior prevalência é na visão.
O guia tradicional, na versão em português, foi publicado pela pasta em 2021. O documento incentiva a atividade física como proteção e enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer de mama, diabetes e cardiopatias e oferece orientações para todas as faixas etárias, além de gestantes e mulheres pós-parto e pessoas com deficiência.
Até agosto do ano passado, foram distribuídos mais de 74 mil exemplares impressos desse guia as Secretarias estaduais de Saúde para envio aos municípios. Agora, o Ministério inicia a distribuição dos guias em braile para instituições que atendem pessoas com deficiência visual e cegos.
De acordo com a pesquisa Vigitel 2019 de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, no Brasil, mais de 44% da população maior de 18 anos não pratica o mínimo de atividade física recomendado.
O Guia de Atividade Física para a População Brasileira foi construído em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e reuniu aproximadamente 70 pesquisadores da área da atividade física relacionada à saúde, além da equipe técnica do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde.
Além das versões impressas, o material tem seus conteúdos disponibilizados em formato digital, audiobook e vídeos nos canais do Ministério da Saúde.





