MEC apresenta diretrizes para Novo Enem que será implementado em 2024

O exame deve se adaptar às mudanças do Novo Ensino Médio

Publicado em 17/03/2022 - 20:36 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Exame Nacional do Ensino Médio vai mudar a partir de 2024. O Ministério da Educação apresentou, nesta quinta-feira, as diretrizes gerais do novo exame que deve se adaptar às mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado em todo o país neste ano.

O Enem continua dividido em duas provas, realizadas em dois dias distintos. A diferença é que haverá um primeiro teste baseado na Formação Geral Básica, que avalia o conteúdo obrigatório para todos os estudantes. Esse primeiro teste deve ter ênfase em português e matemática, incluindo a redação e também a prova de inglês, que passa a ser obrigatória. O secretário de educação básica do MEC, Mauro Rabelo, destacou que essa prova deve ser interdisciplinar, ou seja, não separada por áreas do conhecimento.

O chamado segundo instrumento do Enem será dividido em quatro blocos. Cada bloco vai reunir duas áreas do conhecimento. Por exemplo, o estudante poderá escolher fazer matemática e suas tecnologias casado com a área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Ou, uma outra opção é casar Ciências da Natureza com Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Segundo o secretário Mauro Rabelo, a escolha de um dos quatro blocos deve refletir o itinerário escolhido pelo aluno ao longo do ensino médio, além de ter relação com o curso que ele pretende para o ensino superior.

Já os estudantes que optarem pelo itinerário de Formação Técnica e profissional durante o ensino médio devem receber uma bonificação na prova para ingressar em um curso superior.

As diretrizes apresentadas pelo MEC agora serão analisadas pelo Inep, o Instituto responsável por elaborar a prova do Enem, que irá trabalhar com essas orientações para produzir o novo Exame Nacional do Ensino Médio até 2024.

 

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Começa nesta segunda 20º edição da semana nacional de Museu

Na programação, muitas atividades como teatros, seminários, exposições, lançamentos de livro, workshops. Este ano, participam 877 museus.  

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta segunda (16)

Nova Laranjeiras, no Paraná, está aniversariando com muito sol, temperatura variando entre 4 e 19º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo para esta segunda (16)

Florianópolis, em Santa Catarina, tem sol, com muitas nuvens e temperatura marcando entre 11 e 20º C.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo para esta segunda (16)

Vitória, no Espírito Santo, apresenta muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas, temperatura oscilando entre 20 e 31º C.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo para esta segunda (16)

Maceió, em Alagoas, fica com chuva isolada, temperatura indicando entre 22 e 30º C.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo para esta segunda (16)

Boa Vista, em Roraima, apresenta pancadas de chuva, trovoadas isoladas, e temperatura oscilando entre 24 e 30º C.

Baixar arquivo