1 milhão de pessoas já se inscreveram no Enem, aponta MEC

Publicado em 11/05/2022 - 10:42 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um milhão de inscrições para o Enem no primeiro dia. O balanço foi divulgado pelo ministro da Educação, Victor Godoy. Se esse ritmo for mantido, a previsão é de que o total supere o do ano passado, quando três milhões de estudantes se inscreveram no total.

O prazo para esta edição vai até o dia 21. A taxa é de R$ 85 e pode ser paga por Pix, cartão de crédito ou até mesmo do jeito tradicional, pelo boleto. O pagamento deve ser feito até o dia 27.

Para isso, basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o candidato escolhe se quer fazer a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol. Ele escolhe também se quer o exame impresso ou digital e diz se precisa de algum atendimento especial, algum tipo de acessibilidade na hora da prova. O estudante também preenche um questionário socioeconômico, informa se já concluiu o ensino médio e outras informações cadastrais. Aliás, os dados devem ser os mesmos informados à Receita Federal, para não ter divergência de informações.

As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Esta será a primeira vez que será aceita a versão digital de documento de identificação para a prova: e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. Mas aí é preciso abrir o aplicativo e apresentar ao fiscal. Captura de tela não vai valer.

Importante: quem teve isenção de taxa deve fazer a inscrição também. As inscrições devem ser feitas no enem.inep.gov.br

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Congresso debate importância do petróleo na transição energética

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: a luta contra o abuso sexual infantil

A campanha Maio Laranja é um incentivo ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.  A presidente do Instituto Infância Protegida, Raquel Vieira de Andrade Oliveira, fala da importância de conscientizar toda sociedade para evitar situações que colocam as crianças em risco

Baixar arquivo
Justiça

Supremo decide manter a Lei Seca com tolerância zero

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a um, manter a Lei Seca do jeito que está: com tolerância zero, fiscalização rigorosa e punições exemplares. A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator e presidente do STF, Luiz Fux.

Baixar arquivo
Política

Corregedoria da Câmara de SP abre processo por racismo contra vereador

A relatora foi a vereadora Elaine Mineiro, do PSOL, que recomendou a cassação de Camilo Cristófaro, sem partido.

Baixar arquivo
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo