Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Publicado em 26/05/2022 - 11:52 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começou nesta quarta-feira (25) a primeira etapa da pesquisa estatística a respeito das escolas e redes de ensino de todo o Brasil, o Censo Escolar 2022. Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Nesta primeira fase, os gestores escolares devem informar, no sistema, dados referentes à matrícula inicial, para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo levantamento, apure sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Lembrando que o Censo Escolar leva em conta dados da educação pública e privada de todo o país.

Depois dessa etapa começa a segunda, que vai ser sobre a situação do aluno. Para isso, os responsáveis pelas unidades de ensino devem informar sobre a movimentação – quantos foram transferidos, deixaram de frequentar, quantos morreram – e o rendimento do estudante – quantos aprovados ou reprovados, no fim do ano letivo.

É com essas informações em mãos que o governo federal pode se planejar para liberação de dinheiro e o Inep divulgar os dados das avaliações. Além disso, o Censo Escolar é uma importante ferramenta para que toda a sociedade entenda como está a situação educacional no Brasil e se as políticas públicas têm funcionado.

Por meio do censo escolar, por exemplo, é possível ver o impacto da pandemia na educação brasileira. De acordo com o último censo divulgado, mais de 2% dos estudantes matriculados no ensino médio deixaram a escola antes de terminar o ano letivo, em 2020. No ano seguinte, em 2021, essa taxa subiu para 5%. Mas, na Região Norte, o nível de abandono chegou a 10%, o dobro da taxa nacional.

Os dados coletados pelo Inep para o Censo Escolar são enviados por secretarias de educação estaduais e municipais.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo