Domingo em Salvador um aulão celebra 30 anos do Instituto Steve Biko

Publicado em 30/07/2022 - 16:13 Por Juliana Rodrigues - Repórter da Rádio Educadora FM da Bahia - Brasília

Um caminho para o combate à discriminação racial. É com esse objetivo que alunos e egressos do Instituto Steve Biko aqui de Salvador realizam neste domingo a 5ª edição da Trilha Ancestral no Parque São Bartolomeu, no subúrbio ferroviário da capital baiana.

O aulão ao ar livre é uma homenagem aos 30 anos de fundação do instituto, dedicado à preparação de jovens negros para o vestibular e ao legado do ativista Steve Biko, importante nome na luta contra o apartheid da África do Sul que marcou a história da consciência negra por fazer da educação instrumento de luta pela liberdade.

O professor Carlos Cruz, responsável pela trilha, detalha que a ação traz para os alunos mais do que conhecimento acadêmico: "A  Trilha Ancestral desse ano ela vem com um arcabouço interessante, porque ela traz o caminho das águas e traz consigo uma figura muito importante para o parque e para a Bahia que é a figura de Zeferina, é uma aula social, é uma aula política, é uma aula de interesse coletivo. Então, a gente tem  esses convidados que nos acompanham."

Hoje, a professora e a advogada Kaliane Nunes, ex-aluna do instituto, sabe bem a importância da preparação socioeducativa para a vida de jovens negros, que como ela, encontraram no estudo o poder da transformação: "A Biko eu costumo dizer que foi pra mim um divisor de águas na minha vida, porque eu entrei na Biko estava passando por um problema familiar e aí foi um local, que para além do aprendizado, eu fui acolhida pela instituição. Então eu acabava passando mais tempo na Biko do que em casa. Então assim, foi o momento em que eu me reconheci enquanto uma mulher negra, foi aí que eu fui entender o que era o racismo, o que era o processo de desigualdade e mais ainda percebi a importância do estudo como instrumento de transformação social e pra minha vida e pros outros. Porque eu fui a primeira pessoa da família por parte de pai a adentrar na universidade. Então a partir dessa minha experiência eu pude mobilizar outras primas, outros parentes a poder entender e perceber de fato que é possível, que a universidade não era um local tão distante.

E como incentivo os 80 alunos do pré-vestibular ganharam uma sala no Instituto Federal da Bahia. A parceria segundo Kalliane Nunes, que agora passa o conhecimento de outro ponto da sala de aula como professora, explica que a iniciativa é mais um passo para realizar o sonho de transformar o Instituto em Universidade: " E aí a parceria com isso é algo que engrandece muito essa ação porque é o Instituto Federal e que trabalha com essas questões de cursos técnicos e tal. Então isso fortalece o movimento Biko, fortalece demais. E aí é trilhar caminhos pra que a gente consiga de fato efetivar o propósito que é criar uma universidade negra.

Para saber mais sobre o pré-vestibular e parcerias basta acessar site .

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo