MEC elabora cartilha para ajudar na volta às aulas de alunos surdos

Publicado em 01/08/2022 - 12:56 Por Igor Cardim* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Uma cartilha foi elaborada pelo Ministério da Educação para ajudar no retorno às aulas presenciais de estudantes surdos.

O documento traz oito tópicos importantes sobre a prevenção contra a covid-19. São recomendações para toda a comunidade escolar, incluindo professores, escola e família que estão ao redor do aluno surdo, surdo cego, surdos com altas habilidades e surdos com outras deficiências associadas.

Entre elas, está o uso de modelos específicos de máscaras faciais que permitem a leitura labial e a interpretação de expressões faciais - importantes para a comunicação não verbal. São protetores com material transparente na frente. A lavagem das mãos com água e sabão e o distanciamento social também estão presentes na cartilha de instruções.

O documento ressalta a necessidade de as escolas estarem em constante contato com as famílias dos alunos e se comunicarem com as famílias utilizando a Libras, Língua Brasileira de Sinais.

Outro ponto abordado na cartilha é que devem ser disponibilizados os materiais didáticos, pedagógicos e educativos em libras e português para esses estudantes.

O documento pode ser conferido na íntegra no site gov.br/mec.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo