Inscrições para o Prouni terminam nesta sexta-feira

Publicado em 04/08/2022 - 15:54 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estudantes podem se inscrever até esta sexta-feira para o Prouni. A inscrição, prorrogada por um dia, deve ser feita pela internet, no portal acesso único do MEC e é de graça.

O processo seletivo é referente ao segundo semestre deste ano e são oferecidas 190 mil bolsas de estudo. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 8 de agosto e uma segunda chamada no dia 22.

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Também não pode ter zerado a prova de redação. Quem participou do Enem como treineiro também não pode concorrer.

Para a seleção de 100% da bolsa, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a 50%, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Mas esta edição tem novidade. Uma delas é que a inscrição deve ser feita por tipo de modalidade de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso, haverá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada opção escolhida.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo