Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

Publicado em 10/08/2022 - 18:42 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

O Censo Escolar de 2020 indica que o Brasil tem 24.424 estudantes com altas habilidades.

Mas esse número pode ser muito maior. Estudos mostram que, em média, cerca de 5% da população mundial é superdotada.

Como o Brasil tem mais de 47 milhões de estudantes só na educação básica, o número de alunos com altas habilidades pode passar de 2,3 milhões.

Mas identificar essas pessoas é ainda um desafio. Sem abordagem adequada, as altas habilidades podem se transformar em super problemas. Michele Cousseau, especialista em altas habilidades e superdotação, sabe que isso é mais comum do que parece.

O professor de biologia Francisco Sales entrou para o universo da superdotação depois que seus dois filhos foram identificados com altas habilidades. Acabou se especializando no tema e hoje trabalha na área dedicada ao assunto na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Ele participa de palestras sobre o assunto e lembra que o desenvolvimento das potencialidades também depende do contexto em que a pessoa está inserida e não só da capacidade individual.

O teste de quociente de inteligência, o QI, é um dos meios para identificar uma criança superdotada. Crianças com QI acima de 140 são consideradas superdotadas.

Segundo o Conselho Brasileiro para a Superdotação, testes psicométricos, inventários de características, observação do comportamento, entrevistas com a família e professores, assim como alguns testes informais também podem ajudar na identificação de pessoas com altas habilidades.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

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