logo Radioagência Nacional
Educação

MEC nega bloqueio de orçamento e reitores de federais pedem liberação

Baixar
Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional
06/10/2022 - 19:31
Brasília

O Ministério da Educação negou que haja bloqueio de recursos das Universidades, já os reitores afirmam que a situação é crítica e pedem a liberação do orçamento.

O ministro da educação, Victor Godoy, convocou a imprensa, nesta quinta-feira, para negar que o dinheiro das Universidades e Institutos Federais tenha sido contingenciado. Segundo ele, houve uma limitação para o empenho de recursos até o dia primeiro de dezembro.

O ministro disse ainda que pode atender as necessidades das instituições que não possam honrar os compromissos em outubro e novembro. Para Victor Godoy, a manifestação da Andife, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, é política e visa as eleições.

O presidente da Andife, Ricardo Fonseca, justificou que não tem culpa se o decreto do Ministério da Economia foi publicado durante as eleições. O reitor argumentou não ser comum um contingenciamento no final do ano, quando os compromissos financeiros já foram assumidos.

A Andife afirma que foi feito um bloqueio linear de 5,8% para todas as instituições, o que representa mais de R$ 328 milhões, valor que, segundo a entidade, pode levar à interrupção de atividades nas universidades e instituições federais.

A União Nacional dos Estudantes convocou atos nacionais em todo o país contra o decreto do Ministério da Economia.

x