Escola Politécnica da UFRJ celebra 230 anos com entrega de medalhas

Publicado em 16/12/2022 - 08:25 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A primeira escola de Engenharia das Américas e sétima no mundo, a Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está completando 230 anos este mês.

Criada no período colonial, a maior instituição federal de ensino de engenharia marcou a história do país ao formar gerações e mais gerações de renomes que ajudaram a edificar o Brasil, em várias áreas.

De Lima Barreto, passando por Carmen Portinho e Tulio Cesar Melo, até os primeiros engenheiros negros do país, os irmãos André e Antônio Rebouças,  formados em 1860. Além de outros líderes políticos e sociais que pensavam o Brasil, como Paulo de Frontin, Amaral Peixoto, Hélio de Almeida e Pereira Passos.

Cláudia Morgado, diretora da Instituição, lembrou as grandes realizações da Escola na construção da infraestrutura do país e do que atualmente conhecemos por cidades.

Claudia Morgado destacou que ainda hoje a Escola se mantém em alto nível de excelência.

Para comemorar o aniversário de 230 anos, a Escola Politécnica da UFRJ entrega a medalha Irmãos Rebouças, nesta sexta-feira, no Museu Nacional, onde funcionou sua primeira sede.

Ambos notáveis pela competência profissional, foram os irmãos que projetaram, entre vários trabalhos, a Ferrovia Paranaguá-Curitiba, considerada a maior obra férrea nacional. André Rebouças se destacou também como um dos principais abolicionistas da época.

Vão receber a honraria personalidades e docentes que contribuíram para tornar a instituição mais sólida e respeitada no cenário nacional e no exterior.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça manda incluir indígenas em cálculos sobre danos de Brumadinho

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União para mudar a sentença de primeira instância.

Baixar arquivo
Geral

Empresas de telefonia têm prazo para impedir fraudes com o 0800

A Anatel percebeu que criminosos fazem contratos com as operadoras pra usar o 0800 em golpes. Para inibir essas fraudes, a agência fez uma série de recomendações às empresas de telefonia, como a suspensão imediata da venda de novos 0800 e o controle da oferta do serviço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo lança Plano de Transformação Ecológica durante COP 28

O plano está estruturado nos seguintes eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular.  infraestrutura e adaptação às mudanças do clima.

Baixar arquivo