Escolas públicas do RJ participam de combate à violência contra mulher

Publicado em 22/08/2023 - 12:29 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 18 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência em 2022. O dado está na quarta edição da pesquisa Visível e Invisível, que ouviu 2.017 pessoas, entre homens e mulheres, em 126 municípios brasileiros, no período de 9 a 13 de janeiro deste ano.  

Foi pensando em como mudar essa realidade que alunos da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro entraram na campanha Agosto Lilás - mês dedicado à conscientização pelo fim desse tipo de crime. 

O objetivo é conscientizar alunos e professores sobre a importância do combate à violência contra as mulheres, e ajudar a equipe da escola a tornar a instituição um espaço de acolhimento. Além de palestras, estão sendo realizadas oficinas e rodas de conversa e visitas de agentes da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar.  

Para a psicóloga Fátima Marques, organizadora do Programa A Chave da Questão, é fundamental compreender o ciclo de violência a que muitas mulheres são submetidas, sendo a escola um universo fértil para isso.

E, em mais uma iniciativa de combate à violência contra a mulher e como parte da campanha, policiais civis e militares realizam a Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação acontece em todo o país. Em hebraico, “Shamar” significa o ato de guardar, vigiar ou proteger.  A operação está sendo realizada para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância de denunciar e de combater todas as formas de violência contra a mulher.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo