Especialistas debatem o consumo de ultraprocessados nas escolas

Publicado em 04/08/2023 - 18:20 Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O consumo de alimentos ultraprocessados nas escolas foi tema de um debate virtual conduzido nesta sexta-feira (4) por especialistas em Nutrição, Obesidade e Saúde Pública. O evento, realizado pela Agência Bori em parceria com o site de Jornalismo Investigativo O Joio e O Trigo, aconteceu em razão da sanção de uma lei em vigor desde o mês passado, que proíbe o consumo desses alimentos nas instituições de ensino na cidade do Rio de Janeiro. 

Durante o encontro, foram abordados temas como leis que proíbem a venda e oferta de bebidas e alimentos ultraprocessados nas escolas, além de políticas públicas de alimentação no Brasil. Embora ainda haja muito o que fazer, a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e pesquisadora na Universidade de São Paulo, Ana Paula Bortoletto, pondera que já existem políticas públicas que colaboram para a incorporação de bons hábitos alimentares em escolas de diversas partes do país. 

A pesquisadora da USP avalia que a adoção de hábitos mais saudáveis nas escolas é muito mais facilmente incorporada quando se adotam instrumentos como cartilhas de alimentação. 

Um dos obstáculos para a incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis é o alto custo envolvido na produção de alimentos in natura, na comparação com os altamente processados, como explica Ana Paula Bortoletto. 

Alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por maior processamento industrial. Geralmente possuem alta adição de açúcares, gorduras, substâncias sintéticas e conservantes. Além de pouca composição nutricional, favorecem o consumo excessivo de calorias, causam efeitos negativos sobre a saúde e podem provocar obesidade. 

Uma pesquisa realizada em conjunto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz em 200 escolas na cidade do Rio de Janeiro apontou que os alimentos ultraprocessados estão 126% mais disponíveis nas cantinas do que alimentos sem processamento. Numa escala de 0 a 100 de avaliação das cantinas, as escolas do Rio estão em 26. 

Edição: Nadia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Cantata Solidária abre oficialmente os festejos natalinos em Recife

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para acompanhar a cantata natalina que terá a entrada gratuita. Aqueles que quiserem colaborar com a campanha Natal Sem Fome pode levar 1kg de alimento não perecível.

Baixar arquivo
Saúde

Dezembro Vermelho: os desafios da prevenção de ISTs e do HIV

De acordo com o Ministério de Saúde, apesar da queda de casos de HIV/aids, esse índice tem aumentado entre homens de 15 a 29 anos, chegando a 53% em 2021. O Ministério também aponta crescimento de casos de sífilis adquirida em homens, mulheres e gestantes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Grupo Arco-Íris completa 30 anos de luta pelos direitos LGBTIQIA+

O Grupo Arco-Íris foi o pioneiro na organização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil, em 1995, e também ajudou a formular o primeiro projeto de políticas públicas voltado para o combate à homofobia, em 2003.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra duas operações de combate ao comércio ilegal de ouro

Empresas envolvidas compravam  ouro irregular com ajuda de intermediários para, depois, nacionalizá-lo e enviar ao exterior. As pessoas investigadas também são suspeitas de adquirir ouro de países da África e aplicar o mesmo esquema de maquiagem.

 

Baixar arquivo
Educação

Ministério da Educação suspende novos credenciamentos para cursos EAD

A portaria abrange 17 áreas, como medicina, enfermagem e nutrição na saúde, direito e psicologia nas humanas e todas as licenciaturas. Instituições de ensino com Conceito abaixo de 4 não poderão seguir com seus pedidos de abertura de cursos de qualquer área.

Baixar arquivo
Saúde

Avisa avalia abertura de consulta pública sobre cigarros eletrônicas

A fabricação, comercialização e propagandas dos cigarros eletrônicos é proibida desde 2009.

Baixar arquivo