Brasília recebe Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica

Publicado em 17/10/2023 - 16:10 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um ajudante de quatro rodas para facilitar a vida e dar mais segurança ao agricultor familiar. Essa é a ideia do Tratobot, um dos mais de 200 projetos da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

O robô agricultor consegue adubar e aplicar agrotóxicos. Ele pode ser operado a até 400 metros de distância com um controle remoto simples. A bateria aguenta até quatro horas e ele vence quase todos os terrenos, exceto o arenoso, mas são pontos que devem ser melhorados na próxima versão.

O Tratobot é um projeto do Instituto Federal de Sergipe voltado para a agricultura familiar, explica o professor José Augusto Andrade.

O estudante de engenharia Mateus Teles participa do projeto e diz que é uma experiência enriquecedora para formação profissional.

No evento, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou R$ 250 milhões para construção de laboratórios nas escolas nos próximos quatro anos.

A Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica vai até domingo, dia 22.

Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo