logo Radioagência Nacional
Educação

Governo cria mais de 6,7 mil cargos na rede federal de ensino superior

Desde 2023, foram autorizadas mais de 15 mil novas vagas, diz pasta
Baixar
Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional
15/10/2025 - 18:42
Brasília
unb2.jpg
© unb

O governo federal criou 6.737 novos cargos para professores e técnicos-administrativos em universidades e institutos federais. A portaria com a ampliação no quadro de cargos da rede federal de educação superior foi publicada nesta quarta-feira (15) pelos ministérios da Educação e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

São mais de 1,2 mil vagas para professores efetivos, cerca de 250 para substitutos, além de quase 5,3 mil para técnicos-administrativos. A quantidade de vagas foi estabelecida a partir das demandas de cada instituição e atendendo a critérios técnicos definidos pelos ministérios.

Segundo o Ministério da Gestão, desde 2023, foram autorizadas mais de 15 mil novas vagas para universidades e institutos federais.

x