Violência política de gênero ganha canal de denúncia

Disque 180 recebe denúncias contra participação da mulher na política

Publicado em 12/10/2020 - 12:46 Por Renata Martins - Brasília
Atualizado em 12/10/2020 - 12:45

Candidaturas preteridas, argumento de que elas não nasceram para ocupar cargo público, que não têm competência, desvio de dinheiro da campanha delas para fortalecer campanhas masculinas e até ameaças e difamação nas redes sociais por sua condição de mulher.

Isso tem nome: violência política de gênero. E agora também tem um canal de denúncia.

O disque 180 - Central de Atendimento do governo federal à Mulher em Situação de Violência também está recebendo denúncias que buscam impedir a participação feminina na esfera política. É o que destaca a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto.

A Advogada especialista em direitos humanos e Consultora da Alia Política para Mulheres, Danielle Gruneich, considera que esses ataques são mais uma barreira para a participação da mulher nos espaços de poder.

Para as eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral criou normas para coibir tentativas de fraudes em candidaturas femininas.

Uma delas busca garantir que os recursos destinados pela Justiça Eleitoral às campanhas de mulheres sejam efetivamente usados no interesse delas.

O Fundo de Financiamento das Campanhas destina 30 % do valor total ao custeio das candidaturas femininas. Usar esse dinheiro para financiar candidaturas masculinas é proibido.

Diferente das vagas para o legislativo, como cargos de vereadora e deputada, não existe cota de gênero para vagas no executivo.

Dos mais 19 mil pedidos de registro de candidaturas para o cargo de prefeito em 2020, apenas 13% foram feitos por mulheres. São pouco mais de 2.500 candidatas e 16.650 candidatos.

 

Edição: Rosamélia de Abreu

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo