Compra de votos e apoio de facção são alvo de operação federal no MT

Facções patrocinam candidatos a eleição de prefeitos e vereadores

Publicado em 11/11/2020 - 19:40 Por Renata Martins - Brasília

Uma mulher foi presa em flagrante em Barra do Garças, Mato Grosso, durante Operação Captura de Estado, contra integrantes de uma facção criminosa, nesta quarta-feira (11). Ela teria tentado destruir um aparelho celular quando agentes cumpriam mandado de busca e apreensão em sua casa.

De acordo com as investigações, as facções financiam e patrocinam candidatos para garantir a eleição de prefeitos e vereadores. A escolha interna de quem seriam os candidatos era feita por meio de “enquetes” realizadas com os faccionados.

O processo de escolha e a operação do esquema eram comunicados pelos “salves”, enviadas por aplicativos de redes sociais. A investigada detida em Barra do Garças, por exemplo, já foi candidata a vereadora no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu.

Já em Tocantins, a Polícia Federal teve conhecimento de que um vereador de Araguaína estaria prometendo R$200, em um grupo de aplicativo de nome Unidos Venceremos, a cada participante que votasse no candidato recomendado.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em imóveis ligados aos acusados. As duas investigações seguem em andamento.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo