Compra de votos e apoio de facção são alvo de operação federal no MT

Facções patrocinam candidatos a eleição de prefeitos e vereadores

Publicado em 11/11/2020 - 19:40 Por Renata Martins - Brasília

Uma mulher foi presa em flagrante em Barra do Garças, Mato Grosso, durante Operação Captura de Estado, contra integrantes de uma facção criminosa, nesta quarta-feira (11). Ela teria tentado destruir um aparelho celular quando agentes cumpriam mandado de busca e apreensão em sua casa.

De acordo com as investigações, as facções financiam e patrocinam candidatos para garantir a eleição de prefeitos e vereadores. A escolha interna de quem seriam os candidatos era feita por meio de “enquetes” realizadas com os faccionados.

O processo de escolha e a operação do esquema eram comunicados pelos “salves”, enviadas por aplicativos de redes sociais. A investigada detida em Barra do Garças, por exemplo, já foi candidata a vereadora no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu.

Já em Tocantins, a Polícia Federal teve conhecimento de que um vereador de Araguaína estaria prometendo R$200, em um grupo de aplicativo de nome Unidos Venceremos, a cada participante que votasse no candidato recomendado.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em imóveis ligados aos acusados. As duas investigações seguem em andamento.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo