Compra de votos e apoio de facção são alvo de operação federal no MT

Facções patrocinam candidatos a eleição de prefeitos e vereadores

Publicado em 11/11/2020 - 19:40 Por Renata Martins - Brasília

Uma mulher foi presa em flagrante em Barra do Garças, Mato Grosso, durante Operação Captura de Estado, contra integrantes de uma facção criminosa, nesta quarta-feira (11). Ela teria tentado destruir um aparelho celular quando agentes cumpriam mandado de busca e apreensão em sua casa.

De acordo com as investigações, as facções financiam e patrocinam candidatos para garantir a eleição de prefeitos e vereadores. A escolha interna de quem seriam os candidatos era feita por meio de “enquetes” realizadas com os faccionados.

O processo de escolha e a operação do esquema eram comunicados pelos “salves”, enviadas por aplicativos de redes sociais. A investigada detida em Barra do Garças, por exemplo, já foi candidata a vereadora no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu.

Já em Tocantins, a Polícia Federal teve conhecimento de que um vereador de Araguaína estaria prometendo R$200, em um grupo de aplicativo de nome Unidos Venceremos, a cada participante que votasse no candidato recomendado.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em imóveis ligados aos acusados. As duas investigações seguem em andamento.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no Jardim Botânico

Criado em agosto de 2010, o projeto Orquestra Maré do Amanhã leva música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo de Favelas, considerado um dos maiores da zona norte carioca. 

Baixar arquivo