Cresce violência contra candidatos entre janeiro e novembro

Foram 263 casos em 2020 contra 46 em 2016 e o mesmo em 2018

Publicado em 25/11/2020 - 14:04 Por Nelson Lin - São Paulo

A violência contra candidatos aumentou nas eleições deste ano em comparação com as duas eleições anteriores. Levantamento feito pelo TSE – o Tribunal Superior Eleitoral, revela que foram registrados, entre Janeiro e Novembro deste ano, 263 casos de violência contra candidatos e pré candidatos. Em 2016, foram 46 registros; e em 2018, outros 46 casos.

Os números foram apresentados pela assessoria especial de segurança e inteligência, do TSE.

Para a pesquisadora Élida Lauris, da Ong Instituto Terra de Direitos, a violência contra candidatos aumentou por causa da polarização política no país; e pelo fato de alguns grupos políticos usarem a violência como estratégia. Élida também destacou a preocupação com a infiltração de grupos criminosos em candidaturas políticas.

Ainda de acordo com a pesquisadora, outro dado relevante observado é que as mulheres, os negros e as candidaturas LGBTs são afetadas de forma desproporcional pela violência. Com relação às mulheres, por exemplo, mais de 31% das representantes nas casas legislativas nos municípios, nos estados e no Congresso Nacional já sofreram algum tipo de ameaça.

O ministro do TSE Luís Barroso criticou a violência, especialmente contra as mulheres.

SONORA LUIS BARROSO

Para diminuir esses casos, o relatório recomenda que a atuação das autoridades seja mais dirigida para locais com histórico de violência política; e que as casas legislativas garantam ambientes mais favoráveis à presença de mulheres, negros e população LGBTQI.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo