Saiba qual o caminho que o seu voto percorre até o anúncio do vencedor

Medidas de segurança são tomadas antes mesmo do início da votação

Publicado em 27/11/2020 - 13:18 Por Nelson Lin - São Paulo

Neste domingo (29), eleitores de 57 municípios do país voltam às urnas para o 2º turno das eleições municipais. E no local de votação, estará lá, a velha e conhecida urna eletrônica, presente nas eleições brasileiras desde 1996. Mas você já parou para pensar em como funciona todo o processo e votação desde o momento de registro do voto até a apuração?

Antes do início da votação, os mesários emitem na urna eletrônica a zerésima, que é um comprovante que mostra que nenhum voto foi registrado na urna antes da eleição começar.

Feito isso, a partir do horário definido pelo TSE, a votação pode ser iniciada. E assim que o eleitor aperta o botão verde para confirmar; o seu voto é embaralhado dentro do sistema da urna junto com os demais, para garantir o sigilo do voto.

Encerrada a votação, a urna eletrônica emite um boletim contabilizando todos os votos recebidos, indicando os candidatos e as legendas; além do registro de votos brancos e nulos; e quantas pessoas votaram naquela seção eleitoral. Esses boletins também são colados nas seções de votação e distribuídos para fiscais de partidos.

A versão digital do boletim de urna é lacrada e enviada para os Tribunais Regionais Eleitorais fazerem a soma dos votos. Neste ano, porém, a soma está sendo feita pelo Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o TSE, a urna eletrônica não tem conexão com dispositivos de rede, internet ou bluetooth; além de 30 barreiras de segurança, o que garante a inviolabilidade e confiança nos resultados das urnas.

Além disso o tribunal realiza regularmente testes públicos, em que as urnas são expostas a hackers e especialistas para verificar o sistema de segurança e aprimorar suas defesas. De acordo com o TSE, nenhuma das vulnerabilidades encontradas pelos especialistas até hoje se constituiu em perigo real para o processo das eleições.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo