Eleitores poderão acompanhar resultados das eleições por aplicativos

App podem ser baixados gratuitamente no Google Play e App Store

Publicado em 12/11/2020 - 07:40 Por Bianca Paiva - Brasília

Os resultados das eleições municipais do próximo domingo (15) poderão ser acompanhados pelos eleitores pelo celular ou tablet. O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou dois aplicativos que podem ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. A intenção do TSE é dar ainda mais transparência ao processo eleitoral.

Um dos aplicativos é o APP Resultados. Quem consultar a ferramenta, poderá pesquisar dados de forma rápida, transparente e resumida. Basta adicionar a unidade da Federação e o município sobre o qual quer saber o resultado. Depois é só pesquisar os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada. E quando os votos já estiverem totalizados pelo TSE, o cidadão poderá buscar os resultados.

O outro aplicativo é o Boletim na Mão. Por meio dele é possível obter uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais. E assim, de acordo com o tribunal, o eleitor pode também atuar como um fiscal das ações durante o pleito. Quando termina a votação, a urna eletrônica imprime um relatório, chamado de Boletim de Urna, que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção.

Esse documento possui um QRCode, que é um código de barras que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão. E não precisa de internet pra fazer a leitura da imagem. A conexão será necessária apenas para visualizar o primeiro conteúdo do Boletim de Urna lido. Com a cópia digital, o eleitor poderá comparar os Boletins de Urna das seções com aqueles que foram totalizados e divulgados na página do Tribunal Superior Eleitoral.

O aplicativo Boletim na Mão também poderá ser utilizado por mesários, auxiliares e fiscais de partidos para verificarem a correspondência dos resultados.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo