logo Radioagência Nacional
Eleições 2020

MPRJ recebeu mais de 500 denúncias de possíveis crimes eleitorais

Ouvidoria e Disque Denúncia têm mais 100 notícias de irregularidades
Baixar
Raquel Junia
20/11/2020 - 10:51
Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio recebeu mais de 500 denúncias de irregularidades praticadas durante o período eleitoral e mais de 100 notícias de possíveis crimes por meio da ouvidoria e do Disque Denúncia da Instituição.

No último dia 15, primeiro turno das eleições, foram registradas ocorrências em 38 promotorias eleitorais localizadas em municípios de todas as regiões do estado. O balanço foi divulgado nessa quinta-feira (19).

A maior parte das ocorrências foi de prisões por boca de urna. Também houve casos de suspeita de compra de votos, transporte ilegal de eleitores, porte de arma de fogo durante a votação, tentativa de violação do sigilo do voto, além de desordem e desacato.

O Ministério Público reforça que as fiscalizações e o recebimento de denúncias continuam e especialmente nos municípios onde há segundo turno, as atenções estarão redobradas até o próximo dia 29. E, mesmo depois do fim das eleições, as investigações sobre as denúncias seguem e o MP pode até mesmo pedir o cancelamento de posse de eleitos dependendo da gravidade dos crimes.

O Rio terá segundo turno na capital e nos municípios de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, São Gonçalo, na região metropolitana, São João de Meriti, na Baixada Fluminense e Petrópolis, na região serrana.

Em dois municípios, Duque de Caxias e Volta Redonda, o cenário da próxima gestão ainda está nebuloso porque os candidatos que venceram no primeiro turno tiveram as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral e recorrem da decisão.

x