MPRJ recebeu mais de 500 denúncias de possíveis crimes eleitorais

Ouvidoria e Disque Denúncia têm mais 100 notícias de irregularidades

Publicado em 20/11/2020 - 10:51 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio recebeu mais de 500 denúncias de irregularidades praticadas durante o período eleitoral e mais de 100 notícias de possíveis crimes por meio da ouvidoria e do Disque Denúncia da Instituição.

No último dia 15, primeiro turno das eleições, foram registradas ocorrências em 38 promotorias eleitorais localizadas em municípios de todas as regiões do estado. O balanço foi divulgado nessa quinta-feira (19).

A maior parte das ocorrências foi de prisões por boca de urna. Também houve casos de suspeita de compra de votos, transporte ilegal de eleitores, porte de arma de fogo durante a votação, tentativa de violação do sigilo do voto, além de desordem e desacato.

O Ministério Público reforça que as fiscalizações e o recebimento de denúncias continuam e especialmente nos municípios onde há segundo turno, as atenções estarão redobradas até o próximo dia 29. E, mesmo depois do fim das eleições, as investigações sobre as denúncias seguem e o MP pode até mesmo pedir o cancelamento de posse de eleitos dependendo da gravidade dos crimes.

O Rio terá segundo turno na capital e nos municípios de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, São Gonçalo, na região metropolitana, São João de Meriti, na Baixada Fluminense e Petrópolis, na região serrana.

Em dois municípios, Duque de Caxias e Volta Redonda, o cenário da próxima gestão ainda está nebuloso porque os candidatos que venceram no primeiro turno tiveram as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral e recorrem da decisão.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo