Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira (10)

Regra é válida até 48 horas após o fim da votação, no domingo (15)

Publicado em 10/11/2020 - 14:03 Por Nelson Lin - São Paulo

A partir de hoje, até 48 horas após o fim da votação em primeiro turno, no domingo (15), nenhum eleitor pode ser preso. 

Essa regra consta no código eleitoral e de acordo com o cientista político e professor da IBMEC de Brasília Ricardo Caichiolo, foi criada em 1932 no governo Getúlio Vargas para proteger eleitores e candidatos de perseguições políticas e garantir que o máximo de pessoas possam votar.

Mas dentro dessa lei há 3 exceções que permitem a prisão do eleitor: a primeira é se a pessoa for pega cometendo um crime em flagrante, por exemplo se for detida numa perseguição policial ou as autoridades descobrirem sua participação em um crime recente. A segunda é se houver sentença condenatória contra a pessoa por crimes inafiançáveis como racismo tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos ou terrorismo. A última exceção é para autoridades que desobedecerem o salvo conduto, isto é, impedirem eleitores de votar através de violência moral ou física.

Mesários, fiscais de partidos políticos e candidatos também estão protegidos pela lei e só poderão ser presos caso sejam pegos em flagrante ato criminoso.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo