PF reforça atuação em Magé, após assassinato de cabo eleitoral

Estratégia com o TRE visa garantir segurança das eleições na cidade

Publicado em 01/11/2020 - 16:34 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Federal vai reforçar a atuação em Magé, município da Baixada Fluminense, após o assassinato de Renata Castro, que era cabo eleitoral do candidato a prefeito Renato Cozzolino. Ela foi assassinada um dia depois de fazer um registro de ocorrência na PF.

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Renata afirmou que estava denunciando um esquema de corrupção na prefeitura, mas não deu detalhes, por alegar que precisava manter sigilo. Além disso, ela relatou que estava sendo ameaçada por um vereador.

O assassinato está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense. Já a Polícia Federal disse que vai traçar uma estratégia com o Tribunal Regional Eleitoral ao longo dessa semana, para garantir a segurança do pleito no município.

O juiz eleitoral Vítor Moreira Lima, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral em Magé, afirmou que é cedo e temerário dizer que a morte de Renata tem relação com as eleições. De acordo com ele, apesar das declarações feitas pela cabo eleitoral antes do crime, os fatos levam a crer que se trata de um crime vinculado à esfera da Justiça Comum. Renata não é a primeira vítima de assassinato envolvida com as eleições, este ano, na Baixada.

Em outubro, dois candidatos a vereador do município de Nova Iguaçu também foram assassinados, o que levou a Polícia Civil a criar uma força-tarefa de combate às milícias, para diminuir seu poder de influência nas eleições.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo