TSE: testes preparatórios para segundo turno começam hoje

No domingo, 57 municípios voltam às urnas para escolher prefeitos

Publicado em 27/11/2020 - 18:58 Por Bianca Paiva - Brasília

No próximo domingo, dia 29, 38 milhões de eleitores de 57 municípios do país voltam às urnas para o segundo turno das eleições 2020.

Os testes preparatórios de infraestrutura para o pleito começam na noite de hoje.

O Tribunal Superior Eleitoral alerta que, por causa disso, pode haver instabilidade nos sites do órgão e dos tribunais regionais eleitorais entre 23h desta sexta-feira e 4h de sábado.

Esses testes são realizados em todas eleições, porque nesse período aumenta o número de acessos ao site; e também para preservar a segurança dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados da votação.

E para evitar problemas de instabilidade no dia do pleito com o e-Título, como ocorreu no primeiro turno, o TSE orienta que o aplicativo deve ser baixado até as 23h59 deste sábado. A ferramenta pode ser utilizada para justificar a ausência na votação e também para identificar a seção eleitoral.

Quem deixa de votar precisa fazer a justificativa nos 60 dias seguintes ao dia da eleição. O procedimento pode ser feito também nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais pelo sistema Justifica.

Lembrando que o eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo turno.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o horário de votação ampliado continua valendo para o segundo turno: de 7h às 17h. Idosos e pessoas do grupo risco devem votar preferencialmente de 7h às 10h da manhã, quando há menos filas.

O uso de máscaras é obrigatório. O TSE recomenda que os eleitores levem a própria caneta e que respeitem o distanciamento de um metro entre as pessoas.

É possível votar sem o título de eleitor. Basta apresentar um documento oficial com foto ou ainda utilizar o aplicativo e-Título para quem fez o cadastramento biométrico.

Nesta sexta-feira é o último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos e também a para a realização de debates nesses veículos de comunicação.

No dia do pleito, é proibido fazer propaganda de partidos políticos ou de candidatos, boca de urna e espalhar santinhos pelos locais de votação.

Devido ao apagão de energia elétrica que atingiu o estado do Amapá, o primeiro turno das eleições municipais na capital Macapá só vai ocorrer no dia 6 de dezembro e o segundo no dia 20. Nesta sexta-feira, a propaganda política voltou a ser veiculada nas emissoras de rádio e TV da cidade e vai até a próxima quinta-feira, dia 3.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo