Incluído em PL do esporte, Comitê mira formação em clubes paralímpicos

Após aprovação no Senado, texto volta para a Câmara

Publicado em 20/08/2020 - 18:16 Por Lincoln Chaves - São Paulo

O Senado aprovou o Projeto de Lei 2824/2020, que prevê auxílio financeiro ao esporte em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Como sofreu uma alteração em relação ao texto que passou pela Câmara em junho, o projeto será novamente votado pelos deputados antes de ir para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A mudança se deu com a aprovação de duas emendas que destinam parte dos recursos arrecadados pelas loterias federais ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).

A entidade é recente, sendo fundada no último dia 27 de julho. Segundo o presidente João Batista Carvalho e Silva, a suspensão das atividades paralímpicas do Vasco, em maio, e a dificuldade para associações paralímpicas se filiarem ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) - que direciona recursos das loterias a projetos de formação desportiva - motivaram a criação da nova instituição.

A estimativa é que o Comitê de Clubes Paralímpicos receba cerca de R$ 8 milhões por ano. O valor pode ser diferente, conforme a arrecadação das loterias. Se as emendas forem acatadas e o PL sancionado, a entidade terá direito a 0,03% do que atualmente é repassado à Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) e mais 0,04% da arrecadação bruta das loterias - parte do que recebe hoje o CBC.

O ex-nadador Clodoaldo Silva, dono de seis medalhas de ouro paralímpicas, é conselheiro técnico representante dos Atletas no CBCP, que tem 10 associações fundadoras. Segundo ele, uma das missões da entidade recém-criada será tornar as entidades paradesportivas aptas a receberem os recursos federais.

Além disso, por lei, o repasse das verbas públicas será para formação de atletas paralímpicos, ou seja, de modalidades que integram o programa da Paralimpíada. João Batista, porém, que os outros esportes adaptados não serão deixados de lado.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo