Márcio Guedes: a punição descabida ao tenista Novak Djokovic

Comentarista considerou eliminação do US Open exagerada

Publicado em 08/09/2020 - 14:24 Por Márcio Guedes - Rio de Janeiro

Cabe uma reflexão sobre a lamentável eliminação do sérvio (Novak) Djokovic no US Open de Tênis. Pela análise rigorosa do regulamento endossado pela Associação de Tenistas Profissionais, a punição de perda de todos os prêmios pelas vitórias anteriores e a sumária eliminação foi correta.

Ocorre que leis e regulamentos deveriam ser sempre analisados com um senso de justiça e bom-senso. Djokovic errou sem dúvida e merecia uma punição pecuniária e até perda de sets ou games na partida. Mas afastá-lo de forma definitiva da competição foi um despropósito.

Quem viu atentamente o lance percebeu que ele não teve intenção de acertar ninguém e estava de costas, sem ver a auxiliar de linha atingida. Pediu desculpas imediatas, ajudou a levantá-la e estava surpreso com incidente. Ora, se merecia uma punição essa certamente não seria a sua saída prematura do US Open.

Sem (Roger) Federer, (Rafael) Nadal e (Juan Martín del) Potro, ele, como número 1 do mundo, era franco favorito para o título. Agora, o torneio perdeu a sua maior estrela, o seu charme. Isso frustrou o público do mundo inteiro e tirou boa parte do interesse na competição.

Assim como também deveria ocorrer na vida social e política, leis devem ser feitas para distribuir justiça e ter a medida certa em cada caso. Não para punir sem critério com excesso e sem a devida análise individual. Djokovic errou, mas a sua eliminação foi um despropósito justificado por um regulamento idiota que não fez justiça e tirou o brilho de um grande evento.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo