Projeto social quer difundir saltos ornamentais entre jovens carentes

Iniciativa visa atender mais de mil crianças em oito estados e no DF

Publicado em 06/01/2021 - 13:28 Por Lincoln Chaves - Rio de Janeiro

Criar 10 núcleos de saltos ornamentais para atender mais de mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em oito estados e no Distrito Federal e difundir a modalidade entre os jovens das cinco regiões do país. É o que objetiva o projeto "Um Salto na Educação", desenvolvido em parceria pela Universidade de Brasília e a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, a Saltos Brasil.

A iniciativa tem apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com vigência de 24 meses e investimento federal de R$ 4,44 milhões. Ricardo Moreira que é técnico olímpico e presidente da Saltos Brasil, é quem explica.

Os 10 núcleos estão distribuídos por Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A capital federal terá duas sedes, sendo uma no centro olímpico da UnB, considerado um dos principais do continente. Segundo Ricardo Moreira, a previsão é que as aulas comecem entre o fim de março e o início de abril.

Revelar talentos para o futuro da modalidade, embora não seja a prioridade, é também uma possibilidade. Ricardo Moreira cita o exemplo, quatro dos principais atletas brasileiros na atualidade: Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira, que representaram o país na Olimpíada do Rio de Janeiro, e Kawan Pereira e Isaac Filho, finalistas da plataforma sincronizada masculina no Mundial de 2019, na Coreia do Sul.

 

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo