Brasileira é a 1ª negra latino-americana a chegar ao topo do Everest

Aretha Duarte alcançou o feito nesse domingo

Publicado em 24/05/2021 - 12:15 Por Astrid Nick - da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Neste final de semana, 16 campeões estaduais foram definidos. Tabus foram quebrados e três equipes conquistaram título inédito. No Rio de Janeiro, o Flamengo conquistou o tricampeonato. O São Paulo conquistou o título após oito anos. Desde 2019 não levantava um troféu. O Grêmio conquistou o tetracampeonato após 33 anos.  O Atlético de Alagoinhas conquistou seu primeiro título Baiano, em 51 anos de história.  O Real Noroeste também conquistou o título inédito no Capixaba. No Cearense, o Fortaleza conquistou seu terceiro tricampeonato.  O Grêmio Anápolis também levantou seu troféu estadual pela primeira vez, no Campeonato Goiano.  O Atlético Mineiro foi o campeão de Minas Gerais.  Em Pernambuco, o Troféu foi para o Náutico.

Mas, o destaque mesmo ficou por conta da brasileira Aretha Duarte que se tornou a primeira mulher negra latino-americana a escalar o pico do Monte Everest. O feito de Aretha, em alcançar os 8.848 metros de altitude, aconteceu neste domingo (23).

A brasileira agora é a terceira mulher negra a escalar a maior montanha do mundo, juntando-se a uma sul-africana e uma norte-americana. Natural de Campinas, em São Paulo, a alpinista já havia escalado o Monte Aconcágua, na Argentina, o maior das Américas, com quase sete mil metros de altitude, e também montanhas na Venezuela, Bolívia, Equador, África e Rússia. Aretha realizou o seu sonho depois de recolher 135 toneladas de lixo reciclável nas ruas. 

Edição: Rádio Nacional/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo